Fila para creche municipal tem 101 mil crianças em SP


Fabio Leite

do Agora
A gestão Gilberto Kassab (PSD) tem de criar 276 vagas por dia até o fim deste ano se quiser zerar a fila de espera por creches na capital e cumprir uma promessa de campanha do prefeito nas eleições de 2008.
Ontem, a Secretaria Municipal da Educação divulgou a demanda atualizada em dezembro de 2011.
São 101.165 crianças cadastradas na prefeitura que começam o último ano da gestão Kassab sem vaga.
Por outro lado, são 200 mil crianças matriculadas, após a criação de 70 mil novas vagas em 2011.
Proporcionalmente, entre 2007 e 2011, o número de matrículas cresceu mais do que o de crianças na espera --140% e 27,7%, respectivamente.
O dado de dezembro é considerado a demanda real por creches na cidade porque representa o número exato de pais que procuraram vaga para os filhos durante todo o ano, mas acabaram não sendo contemplados.
Resposta
O secretário municipal da Educação, Alexandre Schneider, afirmou ontem que o número de crianças matriculadas em creches subiu na atual gestão --de cerca de 61 mil em 2005 para cerca de 200 mil no ano passado.
Schneider afirma, porém, que o problema é que, por outro lado, a demanda por creche aumentou muito nos últimos anos. Para justificar, ele cita três motivos.
"Primeiro, por causa do aumento da oferta de creches. Ficou mais fácil cadastrar os filhos. Segundo, porque tem mais mulheres trabalhando fora de casa. E, por último, porque nossas creches são de boa qualidade e temos pessoas com renda para pagar creche particular colocando os filhos na rede pública", disse.
Já sobre os casos citados pelo Agora, a secretaria informou que, para este ano, estão previstos três Centros de Educação Infantil (CEIs) no Grajaú (zona sul), que estão na fase de contrato, e que outras três unidades serão construídas na Brasilândia (zona norte), sendo que uma está em andamento.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. estou a mes a uma vaga de creche presiso com urgente zona leste veredas fone25674753

    ResponderExcluir