Mensagem na internet evidencia divergências dentro do PMDB local



Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

"Não tem dono, aqui ninguém vai fazer descer ordens "guela" abaixo" é um trecho da polêmica mensagem sobre o PMDB deixada no final da madrugada de ontem em uma comunidade pública na internet por Oswaldo Duarte Filho, atual secretário do diretório municipal do partido, sucedido na presidência por Renato Amary. Ela foi escrita um dia após o pré-candidato a prefeito Amary reunir-se com presidentes de outros partidos e também expor as fotos na internet (veja abaixo imagem que mostra a mensagem postada na internet). Na noite de ontem Oswaldo Duarte Filho disse que foi à casa de pré-candidatos a vereador pelo PMDB, enquanto "o Renato está muito ocupado e não tem tempo de conversar com os candidatos do partido". Explicou que os pré-candidatos à vereança do PMDB não desejariam coligar-se com os dos outros partidos enquanto Amary demonstra disposição para aliar com o PPS, do vereador-líder Marinho Marte, e DEM, do também líder Caldini Crespo.

A suposta falta de tempo para o partido foi rebatida por Renato Amary, que na noite de ontem citou que angariou 800 novos afiliados para o PMDB, fez alianças com outros 13 partidos para disputar as eleições no próximo dia 7 de outubro, criou o PMDB Mulher, o PMDB Jovem e na reunião do partido na semana passada estiveram presentes mais de 250 filiados. A respeito da manifestação de Oswaldo Duarte Filho, Amary declarou que isso não deveria ser exposto no Facebook ou pela imprensa, mas na sede do PMDB e na presença do presidente e filiados. Disse que diariamente vai à sede do partido e a iniciativa de Oswaldo Duarte foi absolutamente desnecessária e fora do tempo. "As convenções municipais de acordo com a legislação são em junho, há muito tempo para conversar e fazer todas as alianças e coligações necessárias", enfatizou. Durante a tarde, por meio de assessoria de imprensa, Amary informou que o PMDB é um partido democrático e ouve seus correligionários. Ainda de acordo com a assessoria de Amary, "as coligações já estão definidas faz tempo, mas ainda não serão divulgadas."

Para Oswaldo Duarte, as reuniões de Amary com presidentes de outros partidos são reuniões particulares das quais a comissão provisória do PMDB não tem conhecimento das decisões lá tomadas. Sobre as uniões com outros partidos que estariam definidas, mas não foram divulgadas, Oswaldo ressalta que elas são de fato, mas não de direito, e por isso poderão desfazer-se até as convenções partidárias. Afirmou que é preciso discutir, que ele (Amary) não pode tomar a decisão sem conversar com o partido. "É decisão dele com outros partidos, agora é preciso cuidar do meu PMDB, do PMDB de Michel Temer e de Baleia Rossi." Oswaldo Duarte declarou que apoia o ponto de vista do vereador Antônio Carlos Silvano, que movimenta-se para haver candidatos a vereador apenas do PMDB, ou no máximo de mais um partido.

O vereador Antonio Carlos Silvano, o Tonão, líder do PMDB na Câmara, considera que o partido está "redondinho" para disputar as eleições apenas com os pré-candidatos que possui. Silvano explicou que é contra a prática de aceitar aqueles que montam um partido para se coligar porque quando o eleito pertence a outro partido, a vaga não é do PMDB. "Conversei com o Renato (Amary) e não teve desentendimento, agora estou esperando a reunião", explicou o vereador. As divergências chegaram até em comunidade social na internet, mas Antonio Carlos Silvano descarta que haja crise dentro do partido. "Não vou brigar com o Renato por causa disso porque o presidente é ele, secretário é o Oswaldinho e eu sou o líder do partido; acho que devemos conversar", declarou o vereador. Fez questão de acrescentar que o PMDB está em paz, passa pelo problema das coligações para vereadores, mas isso será conversado.

Postar um comentário

0 Comentários