Partidos da Grécia recebem documento sobre reformas


Documento inclui alternativas para cortes orçamentários para 2012, necessários para garantir um pacote de socorro de € 130 bilhões prometido pelos credores internacionais


Clarissa Mangueira, da Agência Estado
ATENAS - Os três líderes políticos que apoiam o governo de coalizão da Grécia receberam nesta quarta-feira um documento que esboça as reformas que o país precisa fazer para garantir um pacote de socorro de € 130 bilhões prometido pelos credores internacionais.
O texto de 50 páginas foi entregue aos partidos políticos por volta das 5h30 (de Brasília), algumas horas antes de uma reunião prevista entres os três chefes de partido e o primeiro-ministro da Grécia, Lucas Papademos, para finalizar as novas medidas de austeridade.
Os partidos gregos vão tentar nesta quarta-feira chegar a uma definição sobre um acordo de reformas em troca de novo resgate internacional, no intuito de evitar um caótico default, após atrasos que levaram alguns líderes da União Europeia (UE) a alertar que a zona do euro pode viver sem Atenas.
Mais um prazo final após o anterior ter fracassado. Os líderes dos três partidos da coalizão do primeiro-ministro Lucas Papademos adiaram na terça-feira o que era considerado como um encontro crucial por conta da falta de um relatório de trabalho, de acordo com uma autoridade.
"Os funcionários de economia, junto com o presidente do Nova Democracia (Antonis Samaras), estão reunidos agora para discutir os detalhes do texto", disse o porta-voz do partido, Yiannis Michelakis.
O documento inclui um número de alternativas para cortes orçamentários para 2012, que os líderes políticos precisam aprovar, juntamente com quatro propostas sobre como reduzir as pensões. As informações são da Dow Jones.
(Com informações da Reuters)

Postar um comentário

0 Comentários