Reunião discute detalhes finais da implantação do Samu Regional


cruzeiro do sul

Secretários municipais da Saúde e representantes de 10 cidades  Sorocaba, Alumínio, Araçariguama, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul e Votorantim  estiveram mais uma vez reunidos nesta terça-feira (31) para definir os últimos detalhes da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) Regional. O encontro ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Sorocaba.

Entre os presentes estavam o secretário da Saúde de Sorocaba (SES), Ademir Watanabe; o coordenador da Área Médica de Urgência e Emergência da SES, Vagner Guerrero; o coordenador do Samu-192 de Sorocaba, Roberto Kuke, e a diretora técnica da Secretaria da Saúde de Araçariguama e uma das organizadoras do projeto, Luíza Nasi.

Na reunião foi definida a formação dos comitês gestor e técnico do Samu Regional. "Estes comitês, que serão formados por representantes das dez cidades que integrarão o Samu Regional, são fundamentais para o funcionamento do serviço", comenta Watanabe.

Também, durante o encontro, uma representante da Secretaria da Saúde de Boituva solicitou a participação no Samu Regional. A Prefeitura daquele município já está providenciando os documentos necessários para a adesão.


Central de Regulação Integrada

A inauguração da Central de Regulação Integrada de Urgências e Emergências do Município de Sorocaba também foi pauta desta reunião de terça-feira. Desde a última sexta-feira (27), as centrais de atendimento às emergências do Samu-192 e do Corpo de Bombeiros¿Resgate 193 estão operando de forma integrada na cidade.

A coordenação geral do Samu Regional ficará em Sorocaba e, assim, ela será também a central de regulação de todo o serviço que deve se iniciar até o fim do mês. Todas as chamadas ao 192, originadas dos dez municípios integrantes, serão atendidas lá e reguladas.

Gestores das cidades que integram o Samu Regional já conheceram a Central de Regulação de Integrada de Urgências e Emergências do Município de Sorocaba e estão providenciando os últimos ajustes para a comunicação com suas bases. Cada município terá sua base de operações e será responsável por suas ambulâncias e funcionários.

A cerimônia de inauguração da Central de Regulação Integrada de Urgências e Emergências de Sorocaba será realizada às 10h de sexta-feira. Gestores e representantes da Saúde das dez cidades que farão parte do Samu Regional participarão do evento.

Postar um comentário

0 Comentários