Brasil não deve mudar estratégia de prevenção à aids


Aprovação de pílula para prevenir doença nos EUA não muda nada no País; para ministério, Truvada pode ter efeitos colaterais a longo prazo, risco de baixa adesão e risco de resistência à droga


Fernanda Bassette
 O Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde afirmou que não vai mudar a estratégia de prevenção à doença no Brasil. Nesta segunda-feira, 16, a FDA – agência americana que regulamenta remédios e alimentos – aprovou a indicação do antirretroviral Truvada como forma de prevenir a infecção pelo HIV.

Pílulas de Truvada, do laboratório Gilead, aprovadas para prevenção da aids - AFP
AFP
Pílulas de Truvada, do laboratório Gilead, aprovadas para prevenção da aids
Apesar do otimismo em torno da indicação do uso do Truvada como prevenção, Ronaldo Hallal, coordenador de cuidado e qualidade do programa de DST/Aids do Ministério da Saúde afirmou que, por enquanto, nada muda no País.
De acordo com ele, o grupo técnico do ministério se reuniu recentemente para atualizar as diretrizes, discutiu esse assunto, mas decidiu manter tudo como está, com foco no incentivo ao sexo protegido, no diagnóstico e tratamento, e na oferta da profilaxia pós-exposição (para pessoas que fizeram sexo desprotegido com parceiro de risco).
“Os estudos demonstram que, se a pessoa doente for tratada corretamente, há uma redução de até 95% na transmissão do vírus. Esse é um resultado bem mais eficaz do que os 75% alcançados com a profilaxia pré-exposição”, afirmou Hallal.
O Truvada é a combinação de dois antirretrovirais: tenofovir com emtricitabina. A droga é produzida pelo laboratório Gilead e conseguiu o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio deste ano. A indicação da droga como forma de profilaxia pré-exposição ao vírus vem exatamente um ano depois de dois grandes estudos americanos demonstrarem que o consumo diário de uma dose oral do Truvada pode reduzir em até 78% a transmissão do vírus para pessoas saudáveis que mantém relações com parceiros de alto risco, entre elas casais sorodiscordantes (em que apenas um deles tem o vírus) e homens que fazem sexo com homens.
Para Hallal, o Truvada como prevenção ainda tem várias lacunas, como o aparecimento de possíveis efeitos colaterais a longo prazo, o risco de baixa adesão e o risco de resistência à droga.
“Estamos falando de resultados obtidos em estudos controlados, em que as pessoas são orientadas e acompanhadas a cada 30 dias. Transpor esses resultados para a vida real, numa política de saúde pública, é totalmente diferente”, diz Hallal.
Otimismo. A pesquisadora Valdilea Veloso, diretora do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), diz que o Truvada é uma potencial arma de prevenção da doença, especialmente entre homens que fazem sexo com homens – grupo de alto risco de contaminação.
Valdilea afirma ver com otimismo a indicação do uso do Truvada como mais uma forma de combate à doença de maneira complementar ao que já existe – como fazer sexo seguro – e não como um substitutivo.
Para ela, os estudos clínicos demonstraram que não há risco de acontecer a “desinibição sexual”, que é a pessoa parar de se proteger com preservativos por acreditar que a medicação sozinha já garantiria a prevenção.
“Não podemos generalizar e achar que as pessoas vão fazer mau uso desse instrumento de prevenção. Além disso, o que o Brasil tem disponível hoje como política de prevenção à doença definitivamente não deu conta de controlar o avanço da epidemia. Novos casos surgem todos os dias”, diz a pesquisadora.
Para Valdilea, é um retrocesso o fato de o governo afirmar que “nada muda” na política de DST/Aids sem existir uma ampla discussão com pacientes e comunidade científica.
“A OMS está discutindo intensamente esse assunto. O mundo inteiro vê isso com otimismo. É claro que muita coisa ainda precisa ser discutida, mas antes de descartar a possibilidade, precisamos ver como as pessoas de risco percebem a chegada desse medicamento e se elas estão dispostas a usá-lo ou não”, diz. “Esse foi só o primeiro passo.”

Postar um comentário

0 Comentários