Fórum João Mendes está com detector de metais desligado

Objetos usados pela reportagem no teste no fórum

Fabiana Cambricoli e Paula Felix

do Agora
Uma chave de fenda, um garfo, um guarda-chuva, dois celulares, chaves e moedas não foram suficientes para fazer os detectores de metais do fórum João Mendes Júnior, na Sé (centro), apitarem na última quinta.
Com todos esses objetos na bolsa, a reportagem passou cinco vezes por esses aparelhos na entrada do fórum e não foi parada.
Se estivesse com uma arma, poderia entrar normalmente, já que os detectores do fórum, o maior da América Latina, por onde passam 23 mil pessoas por dia, não estão funcionando.
Segundo o Tribunal de Justiça, os aparelhos estão com problemas de manutenção e aguardam o fim de uma licitação para receberem ajustes e voltarem a funcionar.
De acordo com funcionários, o problema se estende há pelo menos um ano e meio.
Resposta
O juiz João Baptista Galhardo Júnior, assessor da presidência do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), órgão responsável pela administração dos fóruns do Estado, confirmou o problema nos detectores de metais do fórum João Mendes Júnior e prometeu resolver o problema em 30 dias.
Durante este período, os funcionários serão orientados a serem mais rigorosos nas revistas.
"No primeiro dia da nossa gestão já verificamos a falta de manutenção no aparelho e iniciamos as providências. O problema ainda não foi resolvido porque, para o reparo do aparelho, foi necessária uma licitação", afirmou o magistrado, referindo-se à gestão iniciada em janeiro sob o comando do desembargador Ivan Sartori, atual presidente do TJ-SP.
Galhardo Júnior disse que, também em 30 dias, as maiores comarcas do Estado, inclusive a da capital, ganharão sistema de monitoramento por câmeras e guarda patrimonial armada.
O juiz disse que, com a contratação da nova guarda, as revistas serão "mais adequadas". Afirmou ainda que a orientação de mais rigor nas revistas será dada aos atuais seguranças dos outros fóruns.

Postar um comentário

0 Comentários