Gestão Kassab tem 145 mil crianças na fila da creche

Andréa França, 36 anos, com a filha Raphaella

Fabiana Cambricoli e Hanuska Bertoia

do Agora
A fila da creche cresceu 64% durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), passando de 88.218 crianças, em junho de 2007, para 145.221, no mês passado, segundo a Secretaria Municipal da Educação.
O número de matrículas também cresceu (164%) e subiu de 78.474 para 207.605 no mesmo período.
A criação de vagas, porém, não foi suficiente para que o prefeito cumprisse uma de suas principais promessas: zerar a fila da creche.
Kassab assumiu a prefeitura em 2006, mas o número de crianças à espera de vagas só começou a ser divulgado no ano seguinte.
Os dados de junho deste ano devem ser os últimos a serem divulgados antes das eleições, já que o próximo levantamento será informado em outubro.
Resposta
A Secretaria Municipal da Educação afirmou, por meio de nota, que o número de matrículas tem crescido e que desde 2005 foram criadas 147.605 novas vagas em creches.
De acordo com a pasta, 48% da população de zero a quatro anos da cidade hoje é atendida pela prefeitura.
A pasta afirma ainda que "trabalha constantemente para atender às novas necessidades da cidade" e que é "natural" que a procura pelo serviço "cresça ao longo do ano".
"A capital é uma das poucas que não limita vagas apenas para mães que trabalham nem permite que os cadastros sejam feitos apenas no início do ano", afirma.
Em sua avaliação, a procura se estabiliza em dezembro, mês em que considera que a fila de espera fique mais próxima do real.
A pasta diz ainda que a meta é entregar 400 creches neste ano. Afirma também que no Grajaú "o maior desafio é encontrar terrenos".
Sobre o caso de Raphaella de Fátima França da Paixão, diz que as oscilações do nome da menina na lista se devem a decisões judiciais, transferência de crianças e reativação de cadastros.

Postar um comentário

0 Comentários