Italiano morto por ladrões ia tentar um emprego em SP



Folha de São Paulo

O italiano Tomasso Lotto chegou a São Paulo na sexta-feira. Bancário, 26 anos, ele tinha planos de se estabelecer na capital paulista e, hoje, faria entrevistas de emprego agendadas previamente.
Mas a vontade de morar e trabalhar em São Paulo acabou pouco mais de 24 horas depois da chegada de Lotto. Ladrões o mataram com um tiro no tórax, no cruzamento das avenidas 9 de Julho e São Gabriel, no Itaim Bibi, na zona oeste paulistana.
Lotto estava no carro de um amigo, um advogado espanhol que vive em São Paulo desde setembro de 2011, quando ambos foram atacados por dois criminosos em uma motocicleta. O crime contra o italiano ocorreu às 18h30 de anteontem.
Assim que se aproximou do Honda Civic do advogado, o criminoso na garupa da moto começou a bater com uma arma no vidro do carro e a exigir que os dois estrangeiros entregassem seus bens.
Sem compreender o que os ladrões gritavam, Lotto tentou descer do Honda Civic e, nesse momento, foi baleado no tórax pelo criminoso.
Socorrido no Hospital 9 de Julho, Lotto ficou seis horas internado, mas morreu por volta das 22h30 de sábado.
Marco Leone, vice-cônsul da Itália em São Paulo, afirmou na noite de ontem que a família da vítima, que vive no norte daquele país, "está abalada com a morte" dele.
Ainda segundo Leone, após a notícia da morte violenta de Lotto, um clima de tristeza tomou conta da comunidade italiana no Brasil.
"A família desse rapaz pediu para que o Consulado não desse detalhes sobre a vida dele. Vamos respeitar", afirmou o vice-cônsul.
GOVERNO NÃO FALA
Procurada ontem para se manifestar sobre a morte de Lotto durante a tentativa de roubo, a Secretaria da Segurança Pública da gestão de Geraldo Alckmin (PSDB) não se pronunciou sobre o caso.
O crime será investigado pela delegacia especializada em latrocínios do DHPP (departamento de homicídios) e pelo 15º DP (Itaim).
Para tentar chegar aos assassinos de Lotto, policiais civis que investigam o caso estão atrás de câmeras de segurança de prédios comerciais e residenciais e também de câmeras de monitoramento do trânsito na região.
A estratégia dos policiais é rastrear motocicletas que circularam pela 9 de Julho e São Gabriel no horário do crime, um dos cruzamentos mais movimentos da zona oeste e conhecido por ser um ponto no qual ladrões roubam relógios luxuosos.
SITES DA ITÁLIA
A agência Ansa publicou a morte de Lotto em sua página principal.
O La Presse, na versão italiana, destacou o crime no alto da página inicial de seu site, e publicou, de maneira equivocada, foto de um policial do Bope durante operação em favela carioca. Lettera43 e News24h também noticiaram a morte.

Postar um comentário

0 Comentários