Monotrilho só começa a funcionar no fim de 2013




FABIANO NUNES
As obras do primeiro trecho da extensão da Linha 2-Verde do Metrô vão levar, no mínimo, mais um ano para serem concluídas. Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o monotrilho passará a circular entre as estações Vila Prudente e Oratório, na zona leste da capital, no fim de 2013. Três anos depois, o governo pretende concluir a extensão até Cidade Tiradentes.
Inicialmente, a previsão era a de que a primeira parte do sistema entrasse em operação seis meses antes, já no primeiro semestre do ano que vem. De acordo com o Metrô, a data foi alterada por causa do aumento do tamanho do futuro pátio de trens, que também fica na estação Oratório.
Mesmo com o atraso, o governador avaliou que as obras estão num bom ritmo. “Devemos entregar no final do ano que vem as estações Vila Prudente e Oratório. Também ficará pronto o pátio, que terá cinco quilômetros de vias para estacionar todos os trens”, explicou Alckmin. A estimativa é de que nove mil passageiros por dia utilizem a Oratório.
“Cada monotrilho tem sete carros, então são 378 carros, moderníssimos e com ar condicionado”. Segundo o Metrô, a estação já tem sua parte bruta da estrutura concluída. A próxima etapa será a finalização das lajes da plataforma e do mezanino. Em seguida, serão iniciados os trabalhos de acabamento e instalação de cobertura metálica no ponto de parada.
As obras de construção da Oratório começaram em outubro de 2010. A primeira fase do monotrilho está sendo executada por um consórcio que inclui a Bombardier, as construtoras OAS e Queiroz Galvão. A obra está orçada em cerca de R$ 5,4 bilhões – entre Vila Prudente e o Hospital Cidade Tiradentes, com 24,5 km de extensão e 17 estações. O governo estadual prevê para 2016 a entrega completa do ramal.
“O primeiro trecho começará a funcionar no final do ano que vem, o mais rápido possível, mas é preciso fazer testes”, ponderou Alckmin.
‘Não é Minhocão’
De acordo com o governador, no mês que vem serão publicados os editais para a construção das demais estações. “Essas estações são rápidas de serem construídas, o que é sempre difícil é a questão ambiental, mas ela foi resolvida. Esse monotrilho vai ter uma integração com o metrô na Estação Vila Prudente”, disse.
Ele ressaltou que o primeiro trecho do monotrilho será um bom teste para a questão urbanística. “Todo mundo é um pouco assustado com a história do Minhocão, que acaba levando a uma grande degradação urbana. É totalmente diferente. São pilares muito altos, o monotrilho é totalmente vazado”, apontou.
Após o fim da construção, o Metrô sinalizou a opção de entregar a operação à iniciativa privada, por meio de Parceria Público-privada (PPP). Após a inspeção, o governador foi tomar café em uma lanchonete em frente ao canteiro de obras, ao lado do prefeito Gilberto Kassab (PSD). Ambos pararam para tirar fotos com moradores e cumprimentar os eleitores.

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