Nova pesquisa eleitoral aponta 65,95% de indecisos. 420 sorocabanos foram ouvidos




Regina Helena Santos
regina.santos@jcruzeiro.com.br


Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Solis, encomendada pelo Sistema Regional de Radiodifusão Ltda. - que congrega a rádio Jovem Pan e o Jornal Ipanema - aponta que 65,95% dos eleitores sorocabanos ainda se dizem indecisos ao serem questionados, em simulação espontânea (sem que o entrevistador apresente qualquer nome) sobre qual candidato escolheriam para votar para ocupar a vaga de Prefeito de Sorocaba. A consulta popular foi realizada entre os dias 9 e 11 de julho, com a realização de 420 entrevistas a partir de critérios baseados em plano amostral e ponderação. A margem de erro é de 4,88% para mais ou para menos.

Ainda na simulação espontânea - e entre os nomes que disputam as eleições este ano - abaixo do grande volume de indecisos aparece o candidato Renato Amary (PMDB), com 13,81% das intenções de voto, seguido por Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) com 5%, Iara Bernardi (PT) com 2,62%, Raul Marcelo (Psol) com 2,38% e brancos ou nulos, com 1,9%. Sem a indicação dos nomes dos concorrentes pelo entrevistador, a fatia ouvida da população apontou ainda políticos que estão fora da disputa no pleito deste ano, como o atual prefeito, Vitor Lippi, do PSDB (7,14%), o vereador José Caldini Crespo, do DEM (0,95%) e o deputado estadual Hamiltom Pereira, do PT (0,24%).

No questionamento estimulado - por meio do qual o entrevistador apresenta um cartão contendo os nomes dos concorrentes à Prefeitura - 42,62% dos ouvidos apontaram o nome de Renato Amary (PMDB) como o candidato com mais chances de ser o escolhido, caso a eleição fosse no momento da entrevista. Iara Bernardi (PT) e Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) aparecem juntos em segundo lugar, com 14,29% cada um, seguidos por Raul Marcelo (Psol), com 13,33% - os três em empate técnico, levando-se em conta a margem de erro da pesquisa. Os brancos e nulos somam 7,14% e os indecisos 8,33%. Caso os índices se confirmassem nas urnas, o candidato do PMDB venceria o pleito no primeiro turno. Já na simulação de um possível segundo turno, os eleitores ouvidos há uma semana apontaram os seguintes resultados: Renato Amary (55,24%) e Antônio Carlos Pannuznio (29,05%), Renato Amary (56,19%) e Iara Bernardi (29,52%) e Renato Amary (57,86%) e Raul Marcelo (27,62%).

Ainda na pesquisa estimulada, 31,67% dos sorocabanos ouvidos declararam não ter rejeição a nenhum dos candidatos que disputam o Paço Municipal este ano. Renato Amary (PMDB) lidera a lista daqueles que não receberiam o voto dos eleitores ouvidos "em hipótese alguma", com 20,48%, seguido por Iara Bernardi (PT), com 20%, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) com 17,62% e Raul Marcelo (Psol), com 10,24%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 6 de julho com o protocolo de número SP-00099/2012.

Postar um comentário

0 Comentários