São Roque: Prefeitura notifica moradores que colocam lixo fora do horário


Quem disponibilizar o lixo em via pública fora do tempo estipulado pode ser punido com multa de R$ 314 - Por: Luiz Setti


 Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim 

A Prefeitura de São Roque emitiu 100 notificações, entre junho de 2011 e de 2012, aos moradores que não colocaram os seus respectivos resíduos domésticos nas ruas em dias e horários determinados por uma lei municipal. O governo não informou a quantidade de multas aplicadas nesse período e nem mesmo um comparativo com os anos anteriores. Na cidade, quem disponibilizar o lixo na via pública fora do tempo estipulado pelo Poder Público será punido com uma multa de R$ 314, aplicada pelos fiscais do Departamento de Planejamento e Meio Ambiente.

A lei criada em 1997 obriga o munícipe a depositar o lixo após as 18h, mas em dias estabelecidos pela Prefeitura. Apenas a região central de São Roque possui um sistema diário de coleta. Nos bairros periféricos, o trabalho ocorre três vezes por semana.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque diz que nem todas as notificações resultam em multas. Essas intimações pedem para o morador não infringir a lei e, caso o ato se repita, o lixo colocado em dia e horário errados pode gerar uma punição em dinheiro.

Segundo o prefeito Efaneu Nolasco Godinho (PSDB), a medida serve para diminuir a poluição visual e manter as vias públicas mais limpas. "O lixo exposto muito tempo na rua causa mau cheiro e é um alvo fácil de animais, que acabam espalhando a sujeira pelas calçadas", relata.

Godinho comenta que, por enquanto, não há no município um projeto relacionado à colocação de contêineres de resíduos domiciliares nas vias públicas. Atualmente, a população armazena o lixo em sacos plásticos e descarta o material no chão ou em cestos para a posterior coleta dos caminhões.

Para auxiliar a população, a Prefeitura disponibilizou uma tabela com os dias e horários da coleta dos resíduos em cada bairro de São Roque. De acordo com a lei, o valor da multa pode ser dobrado em caso de reincidência.

O empresário Roberto Favoretto, 38 anos, improvisou uma tabela na parede de sua padaria para não esquecer as datas das passagens dos caminhões de coleta. O papel contém os dias e os horários da passagem dos coletores. "O caminhão costuma passar aqui na frente por volta das 19h, por isso os meus funcionários colocam o lixo sempre 15 minutos antes", relata.

O balconista José Marcos Nascimento, 32, trabalha em São Roque e concorda com essa disciplina de horários imposta pela Prefeitura. "A cidade fica aparentemente mais limpa", relata.

De acordo com a Prefeitura de São Roque, o município coleta semanalmente mais de 400 toneladas de lixo doméstico, reciclável e hospitalar, em todas as regiões da cidade. A programação de toda a coleta de lixo no município consta no site www.saoroque.sp.gov.br. Mais informações ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (11) 4784-9635, no Departamento de Planejamento e Meio Ambiente.

Postar um comentário

0 Comentários