Vereador de Sorocaba, SP, tem mandato suspenso pela Justiça


Assessores do político já foram dispensados e o gabinete está fechado.

Ruby está sendo investigado por improbidade administrativa.

Mariana LanfranchiDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Uma liminar expedida na tarde desta sexta-feira (6) pela Vara da Fazenda deSorocaba (SP) suspendeu o mandato do vereador Emílio Ruby (PSC) por tempo indeterminado. Segundo o Ministério Público, há indícios de que o parlamentar usou parte da remuneração dos seus assessores para despesas pessoais, o que configura improbidade administrativa.
O 15º Promotor de Justiça de Sorocaba, Orlando Bastos, divulgou informações que a liminar foi expedida por volta das 16h . Tal liminar foi necessária porque, em tese, o vereador poderia colocar em risco a produção de provas e constranger testemunhas; conforme afirmou o promotor. Orlando ainda disse que foi comprovado o fato do vereador afastado ter procurado pelas testemunhas do MP após a busca e apreensão realizada no gabinete dele no último dia 21.
Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba, assessores do político já foram dispensados e permanecerão assim até que a situação seja resolvida definitivamente. Eles continuarão sendo remunerados enquanto aguardam. A Câmara Municipal tem no máximo 120 dias para escolher um suplente ou votar pela cassação do Ruby e eleger um substituto.
Com a liminar, Ruby teve o salário suspenso, o celular da Câmara bloqueado e o carro do órgão terá que ser devolvido. Como ele não foi localizado, representantes da Câmara irão até a casa dele para reaver o veículo.
G1 tentou contato com o vereador e os assessores, mas não obteve resposta.

Postar um comentário

0 Comentários