Pacientes esperam até cinco horas por atendimento em Sorocaba, SP


Tem Notícias flagrou situação na unidade pré-hospitalar da zona norte.

Para os pacientes, médicos alegam problemas nos salários.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
Os pacientes que precisaram de atendimento na unidade pré-hospitalar da zona norte de Sorocaba (SP), enfrentaram dificuldades nesta quarta-feira (13). A equipe de reportagem do Tem Notícias flagrou a demora nas consultas e falta de estrutura para atender à demanda da unidade de saúde.
Algumas pessoas chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento. Segundo os pacientes, os médicos alegam problemas com salários. “A médica falou que estão pagando salários atrasados e que tem médico desistindo de trabalhar para a prefeitura”, conta Kleiton Ribeiro dos Santos, depois de conseguir uma consulta.
Uma das pacientes que aguardavam o atendimento, Maria Soarez dos Santos, já havia passado pelo posto do Parque das Laranjeiras e reclama que não havia médico. Ela diz que foi orientada a ir para a UPH. Outras pessoas que estavam na unidade eram orientadas a ir para o pronto-atendimento.

"Na noite de quarta-feira (13), o movimento na UPH Zona Norte estava acima do normal. Mesmo assim, todos os casos de urgência e emergência foram prontamente atendidos e, conforme a classificação de risco, os casos que não eram urgentes realmente aguardaram um tempo maior para serem atendidos. De acordo com a SES, o tempo máximo de espera foi de quatro horas. Todos os pacientes que ficaram na unidade foram atendidos. Por volta das 23h da quarta-feira mesmo, o movimento na UPH foi normalizado", informa a nota.
De acordo com a Secretaria da Saúde de Sorocaba, quatro médicos clínicos e três médicos pediatras estavam escalados para o plantão das 19h da quarta-feira (13) às 7h da quinta-feira (14) para atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Norte, mas dois médicos clínicos faltaram. Segundo a secretaria, um profissional faltou por problemas particulares e outro estava de atestado médico e a coordenação da unidade, ainda conforme a nota, foi avisada sobre as duas ausências às 19h, ficando sem tempo hábil para a reposição destes profissionais.
Hospital Municipal
E para melhorar o atendimento médico em Sorocaba, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira a construção do Hospital Municipal de Sorocaba.
O projeto é de iniciativa popular e teve mais de 26 mil assinaturas. Com a aprovação dos vereadores, agora o projeto será encaminhado para sansão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.
Pacientes chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento (Foto: Reprodução/TV Tem)Pacientes chegaram a esperar cerca de cinco horas para passar por atendimento (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários