Ibiúna: Aniversário da APA terá programação em diversas cidades

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibiúna

A Programação de Aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga contará com uma série de atividades, divididas em locais diferentes. A festa de comemoração será dia 26 de novembro, em Alumínio, mas os municípios de Ibiúna e Sorocaba também farão parte da festividade abrigando encontros e capacitações voltadas à área.

RPPN
Ibiúna, por exemplo, será a sede do Encontro sobre a criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), que acontecerá no dia 30 de novembro, das 13h30 às 16h, no Espaço Bela Vista, localizado no bairro Lageadinho. O evento é uma parceria entre a Fundação Florestal e Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, ONG SOS Itupararanga, UFSCar Sorocaba, Viaoeste e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

O objetivo é apresentar aos participantes os conceitos, procedimentos e experiências sobre a criação de RPPNs, que são áreas de conservação da natureza em propriedades privadas, importantes para a preservação dos recursos ambientais representativos da região.
A Prefeitura de Ibiúna disponibilizará um ônibus para transportar os interessados até o local do evento. O ponto de encontro será a sede da SOS Itupararanga, localizada na rua Colômbia, 323, às 13h. Lá, também, que deve ser feita a inscrição, pelo telefone:                (15) 3248-3219         ou pelo email sos_itupararanga@terra.com.br.

Aniversário APA      

O aniversário da APA de Itupararanga, este ano, será no dia 26 de novembro, das 8h30 às 17h, na Praça João de Castro Figueiro, em frente a Igreja Matriz de Alumínio. Na ocasião haverá apresentações musicais, danças, teatro, exposições, atividades lúdicas, oficinas e palestras.
O evento será promovido em parceria com diversas instituições da região, que desenvolverão atividades voltadas à Educação Ambiental, com o objetivo de trabalhar a importância e sensibilização acerca da importância da APA.

Concurso de Fotografia

Outra programação a ser realizada em comemoração ao aniversário da APA é o Concurso Fotográfico “Biodiversidade na APA Itupararanga”, a ser realizado junto com o “II Seminário de Pesquisa” e “I Workshop de Biodiversidade”, nos dias 1 e 2 de dezembro, no auditório da UFSCar – campus Sorocaba, localizada na Rodovia João Leme dos Santos (SP-264), km 110, bairro do Itinga. As inscrições estão abertas.

Para participar é necessário o envio de uma fotografia que retrate o tema em questão. Os três primeiros colocados concorrerão ao um salto de pára-quedas com a escola Azul do Vento, em Boituva; um curso completo de mergulha na escola Subaquática, em Sorocaba; ou dois meses de academia grátis na UPFit, também em Sorocaba. Além destes prêmios, os primeiros colocados ganharão um kit de publicações da Fundação Florestal e SMA e troféus.
As regras do concurso e detalhes para participação estão disponíveis no link:
 http://www.apaitupararangaconc.blogspot.com/.

APA

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga foi criada pela Lei Estadual nº 10.100, de 1 de dezembro de 1998, e alterada pela Lei Estadual nº 11.579, de 2 de dezembro de 2003, objetivando o uso sustentável e conservação ambiental do seu território. A área de abrangência da APA corresponde à área da bacia hidrográfica formadora da represa de Itupararanga, compreendida pelos municípios de Alumínio, Cotia, Ibiúna, Mairinque, Piedade, São Roque, Vargem Grande Paulista e Votorantim, totalizando 93.356,75 hectares.

Postar um comentário

0 Comentários