“Eta trem bom!!!”: Governo do Estado faz licitação para viabilizar o trem de São Paulo a Sorocaba e os prefeitos resistem....


O Governo do Estado de São Paulo lançou uma tomada de preços , como custo de aproximadamente R$ 1 milhão  para prestação de serviços técnicos de engenharia e arquitetura para estudos de traçado, de viabilidade técnica, operacional e ambiental, de inserção urbana e de projeto funcional para implantação de um serviço ferroviário de passageiros ligando as cidades de São Paulo e Sorocaba. Todo este belo nome mostra a intenção do Governo paulista de levantar informações sobre a viabilidade de colocar um serviço ferroviário de São Paulo e Sorocaba.
O prefeito de São Roque, de Sorocaba e Mairinque, tem resistências ao trem temendo o inchaço da cidade e que esta nova linha não “se resuma ao chamado trem de subúrbio, que transformou os municípios do entorno da capital em cidades-dormitórios. Segundo matéria da Agência Estado, divulgada no jornal de Jahú, “o prefeito de prefeito de São Roque manifestou preocupação com o risco de inchamento da cidade, com a facilidade no transporte”. Estas preocupações levaram o prefeito a ser contra uma parada do trem na cidade, como era antigamente.
Essas preocupações revelam uma visão distorcida sobre os pobres, visto que a nova classe média está comprando carro e pode muito bem querer mudar de cidade, e além disto, não adiante haver transporte se não há emprego, problema crônico na região. Devemos lembrar que a população de São Roque cresceu 18% de 2000 a 2010, seis pontos da média nacional, ou seja, o inchaço temido já está ocorrendo e no fundo, o que não se quer é ampliar os serviços municipais e mudar a gestão municipal, visto que o publico que virá para morar na cidade será mais crítico e mais cosmopolita.
O governo do Estado, através da CPTM, justifica a importância deste para promover o desenvolvimento regional e afirma que:
“atualmente, as ligações rodoviárias na área de interesse (São Paulo-Sorocaba) já apresentam congestionamentos diários que tendem a se tornar mais críticos com o passar dos anos.Hoje, cerca de 100 mil usuários/dia trafegam entre a rodovia Castelo branco e as marginais Tietê e Pinheiros . (...) Neste sentido a mitigação dos efeitos da cultura do modo individual e rodoviário de locomoção é uma necessidade estratégica para o estado de São Paulo. A opção por meios de locomoção em transportes coletivos, públicos e que tornem mais racional o uso de energia e reduzam as externalidades negativas torna-se uma opção urgente  e inadiável.”
O Trecho acima, vai contra toda a política de transportes adotada até o momento pelo governo Serrra, de gastar R$ 2 bilhões com a nova Marginal e não conseguir reduzir os congestionamentos e não aplicar este dinheiro para reforçar trens entre regiões, tirando carros e ônibus que hoje circulam na capital.Os jornais já destacaram o fracasso deste política, pois se gasto R$ 9 bilhões para reduzir em 6 kilometros o congestionamento da cidade de São Paulo.
O texto chama atenção que esta linha beneficia não apenas Sorocaba, mas a Aglomeração Urbana de Sorocaba que conta com 10 municípios: Sorocaba,Salto , ITU, São roque, Aluminio,Votorantim,Mairinque, Salto de Pirapora, Iperó, Piedade. Em 2000, esta região tinha 1 milhão de moradores e agora chegou a 1,2 milhões, um crescimento de 16,4%.O PIB de 2006 per capita seria de R$ 16 mil.Os municípios de Sorocaba e Votorantim são os mais industrializados desta região e esta região tem despertado o interesse de múltiplos investidores, podendo ser um oportunidade de gerar empregos.
Apesar de não citar outros municípios, sabemos que se houver uma parada do trem em São Roque, muito moradores de Ibiuna e Araçariguma podem quer vir para a cidade para usufruir do transporte por ferrovia.
Além disto é risível que os herdeiros  do governo Fernando Henrique Cardoso,  que fez o maior crime contra o desenvolvimento do Brasil que foi a privatização ferrovias, exatamente isto impede que se possa usar a atual rede ferroviária para fazer o trem até Sorocaba.Por isso, resta duas opções: usar “a atual faixa de domínio ferroviária, de responsabilidade da CPTM, até Mairinque, seguindo pela faixa de concessão da ALL, com destino a Sorocaba”, ou então constituir um novo traçado. A opção será escolhida pelo melhor custo/benefício. Ainda devemos lembrar que o diagnóstico  levará em conta a implantação de novos empreendimentos com os projetos previstos de ocupação urbana.
A criação desta linha de trem entre são Paulo e Sorocaba ainda impactará o transporte por ônibus, visto que ampliará a concorrência e fará que as empresas tenham de oferecer um serviço melhor que o oferecido hoje.

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