ESTAMOS ACABANDO COM NOSSAS NASCENTES

 

do blog da Vereadora Déia

As centenas de nascentes, olhos d’ água, vertentes da área urbana do município , certamente, no passado não muito distante eram muito bem cuidadas pelas pessoas, exatamente porque delas dependiam todos. Eram as únicas fontes de água para higiene pessoal, lavoura, etc

Há importantes nascentes na área urbana de Mairinque - na Vila Nova Mairinque, Jd.Esperança, Marmeleiro, Barreto, Vila Sorocabana, Monjolinho entre tantas outras.
 Infelizmente a maioria senão todas estão com a qualidade afetada.
Solicitamos análise de nascentes do Marmeleiro e do Horto e infelizmente, o resultado foi de águas com restrições para o consumo humano. É claro que para casos de qualidade imprópria o tratamento pode corrigir, mas se preservada evitaria gastos com tratamento entre outros transtornos.

Análises periódicas dessas águas são necessárias para que se tenha conhecimento da qualidade delas já que pela água muitas doenças podem ser transmitidas. A médio prazo será necessário um mapeamento de todas essas nascentes , condições em que se encontram para se saber quais políticas públicas adotar para a preservação ou recuperação de todas as nascentes , pois na área urbana elas são importantes para regulação do microclima e poderão até servir para o abastecimento, lazer,etc.

Faz parte da sustentabilidade cuidar das nascentes do município .

Postar um comentário

0 Comentários