Professor do 1º ao 5º ano deve ter bônus maior

Cristiane Gercina
do Agora
Os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (pré-escola a 4ª série) são os que deverão ter o maior aumento no Bônus da Educação neste ano. O motivo é o avanço dos estudantes no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) de 2010.
De acordo com os dados divulgados na sexta-feira pela Secretaria de Estado da Educação, os alunos do 5º ano (equivalente a 4ª série) tiveram bom desempenho no índice entre 2009 e 2010, saltando de 3,86 para 3,96. Em 2008, o ciclo alcançou 3,25 pontos no Idesp.
"Pela lógica da lei, os professores das séries iniciais são os que terão o maior aumento do bônus, mas a lei não trabalha apenas com o desempenho da escola e leva em consideração também o desempenho individual", disse Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores).
22/03/2011

Kassab lança Afif para concorrer à sua sucessão

Folha de S.Paulo
O prefeito Gilberto Kassab apresentou ontem o vice-governador Guilherme Afif Domingos como pré-candidato à sua sucessão, em 2012.
Após apresentar o estatuto de seu novo partido, o PSD, em cerimônia na Assembleia de São Paulo, Kassab disse que sondou Afif sobre a possibilidade de ele disputar a próxima eleição municipal.
De acordo com o prefeito, ele pediu que o vice-governador e os secretários de sua gestão Francisco Luna (Planejamento) e Eduardo Jorge (Meio Ambiente) "refletissem" sobre serem candidatos no ano que vem.
"Os três já disseram que não têm essa pré-disposição. Mas vou trabalhar para que um deles aceite a missão", afirmou Kassab.
Afif, que é filiado ao DEM, deixará o partido junto com Kassab. Ele terá papel de destaque na nova legenda e será responsável pela formulação programática do PSD.
O processo de formalização da nova agremiação, segundo Kassab, deverá terminar em até cerca de três meses.
"Partido independente"
Gilberto Kassab afirmou ontem que o PSD será um "partido independente", disposto a apoiar medidas do governo de Dilma Rousseff (PT).
"Tudo que estiver ao nosso alcance para ajudá-la, para apoiá-la, para que ela seja uma grande presidente, [Dilma] terá", afirmou.
Gilberto Kassab também garantiu que não se tornará um opositor do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). "Aqui em São Paulo, fomos aliados e continuaremos aliados. Esse compromisso é indestrutível", afirmou ontem o prefeito.
Protesto
Durante a cerimônia de ontem, um grupo de estudantes interrompeu o início do discurso de Kassab com um protesto contra o aumento das passagens de ônibus.
Inicialmente, o prefeito tentou ignorar os gritos que vinham da plateia. Depois, buscou contornar a situação com um discurso tolerante: "Vamos tratá-los com dignidade. Deixá-los sair". Já irritado, foi irônico: pediu uma salva de palmas e mandou com as mãos um beijo para os manifestantes. "Querem estragar a nossa festa."
São Paulo

22/03/2011

Cai desempenho entre alunos de 5ª a 8ª série

Três dias após o Estado divulgar que o desempenho dos alunos da rede caiu no ano passado, a gestão Gilberto Kassab (PSD) revelou, ontem, que exames aplicados a estudantes de escolas municipais obtiveram o mesmo resultado negativo no ciclo 2 (da 5ª à 8ª série). A Prova São Paulo mostrou que, nesse período, houve queda em todos os níveis, tanto em português como em matemática.
Na educação básica, a constatação foi oposta. Na 2ª e na 3ª séries, as notas em ambas as matérias foram superiores às obtidas pela rede em 2009. Os resultados também foram bons entre os alunos da 4ª série, mas só em matemática.
O exame também avaliou a capacidade dos estudantes em redação, quesito com as notas mais altas: com exceção da turma de recuperação da 4ª série, as demais conseguiram notas "azuis".
Escola faz rodízio de alunos em salas de aula
Marcelle Souza
do Agora
Os alunos da Escola Estadual Professor Augusto Ribeiro de Carvalho, na região da Freguesia do Ó, na zona norte da capital, estudam em esquema de rodízio e têm aulas, em média, apenas três vezes por semana. O problema ocorre desde o início do ano letivo, em fevereiro, devido a um problema de infiltração em dez salas de aula, de acordo com os estudantes.
Como falta espaço para todas as turmas, foi adotado o rodízio, que gera muita reclamação entre os pais dos estudantes. Às quintas-feiras, por exemplo, estudam os alunos do 1º e do 2º anos do ensino médio --os alunos do 3º ano são dispensados. Às sextas, quem fica em casa são os alunos do 1º ano. O esquema de revezamento segue nos outros dias da semana.
Também são levados em conta os turnos, de acordos com as séries. De manhã e à noite, as turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio fazem o rodízio entre si. No período da tarde, é a vez dos alunos do 5º ao 8º ano do ensino fundamental.
Capitais ainda descumprem Lei da Transparência, diz pesquisa
Contas públicas não estão disponíveis de maneira satisfatória


DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO

As prefeituras das 27 capitais brasileiras ainda patinam para apresentar de forma transparente seus orçamentos. Pesquisa do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) aponta que nenhuma delas chega ao nível satisfatório de transparência.
Em vigor desde maio de 2010, a Lei da Transparência obriga a apresentação detalhada das contas públicas em tempo real na internet.
Quem descumprir a legislação pode sofrer bloqueio de transferências da União e ser alvo de ação de improbidade.
Em Macapá, última colocada do ranking, nem site a prefeitura tem. Também em último lugar, a Prefeitura de Teresina tem um site com link que não funciona sob o título "transparência".
A assessoria da prefeitura diz que o site está em transição para ser administrado por uma empresa privada.
Mesmo no topo da lista como a que tem o melhor serviço, a Prefeitura de Curitiba não disponibiliza as contas que recebem os pagamentos.
"A regulamentação da lei não é clara, o que deixa a interpretação a critério dos municípios", diz o responsável pela pesquisa, Lucídio Bicalho. O problema principal, segundo ele, são as atualizações das páginas.
Um exemplo é Goiânia, que não publicou as despesas deste ano. A prefeitura afirma que a falha é pontual por conta da uma reforma administrativa.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2203201111.htm
MINAS GERAIS
PSDB elege presidente condenado por improbidade administrativa


DE SÃO PAULO E DE BELO HORIZONTE - O PSDB de Minas Gerais elegeu ontem como novo presidente o deputado federal Marcus Pestana.
Secretário de Saúde nos dois mandatos de Aécio Neves (PSDB), ele foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça mineiro. Ele recorre da decisão.
A sentença, de agosto de 2009, puniu o tucano por descumprir decisões judiciais que mandavam a secretaria fornecer medicamentos a usuários do SUS portadores de determinadas doenças.
Pestana foi condenado a pagar multa igual a duas vezes o seu salário como secretário.
A sentença de 2ª instância, que derrubou uma primeira decisão a favor do secretário, afirmou que "omissão em cumprir as liminares, além de violar o direito à vida e à dignidade das pessoas, violou o dever de lealdade" ao Judiciário.
Pestana chamou ontem de "eventual e episódico" o descumprimento das ordens judiciais, que ele afirmou serem anteriores à sua gestão na secretaria. Ele disse que o caso não é uma questão ética e disse que a secretaria não teve "condições técnicas" de cumprir as ordens de distribuição dos remédios.
SUPERAÇÃO
Garoto que aprendeu xadrez na escola é bicampeão sub-20


DE SÃO PAULO - O enxadrista Fernando Barbosa, 18, aluno da rede pública que aprendeu xadrez em um projeto da Prefeitura de São Paulo, ganhou anteontem o Campeonato Paulista na categoria sub-20 pelo segundo ano seguido.
A Folha contou a história dele na edição de domingo. Menino pobre, que vendia balas em semáforos, Fernando começou a frequentar a escola apenas aos 12 anos, levado pelo Conselho Tutelar.
Considerado "aluno-problema", aprendeu o jogo na escola Roquette Pinto (zona leste), que executa o programa "Xadrez Movimento Educativo". Com o aprendizado do xadrez, tomou gosto pela escola.
Em 2010, Fernando foi campeão nas categorias sub-18 e sub-20 e, com isso, participou do Brasileiro com todas as despesas pagas. Mas, no último jogo, passou mal, ficando só em quinto lugar.
Com a vitória no Paulista, ele participará de novo da disputa brasileira, que acontece no mês que vem em Campinas (93 km de SP), gratuitamente.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2203201115.htm

Materia

22/03/2011 | CPI DO EMPRÉSTIMO

Justiça desarquiva CPI e governistas tentam cassar liminar

Notícia publicada na edição de 22/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 005 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Marcelo Andrade
A briga jurídica em torno da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada na Câmara de Sorocaba para investigar o pagamento, por parte da administração municipal, de empréstimos contraídos por servidores junto a uma instituição financeira, teve novos desdobramentos neste final de semana e que devem se arrastar pelos próximos dias. Isso porque, Justiça de Sorocaba, no domingo, acatou o mandado de segurança com pedido de liminar, feito pelos vereadores Francisco França (PT), Caldini Crespo (DEM), e determinou o desarquivamento da CPI, mas ontem, ao tomar conhecimento do fato, o líder do governo, José Francisco Martinez (PSDB), se reuniu com outros integrantes da base que fazem parte da comissão, para elaborar a defesa que deverá ser apresentada em até dez dias, ao Tribunal de Justiça (TJ), que terá como fundamentação o fato de o advogado responsável pela elaboração do pedido de liminar ser funcionário da Casa, lotado no gabinete de Crespo e, por assim, assim ferir o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais e ainda do Estatuto dos Advogados. Na sessão de hoje da Câmara França e Crespo deverão se manifestar sobre o assunto e solicitar reunião para a nomeação do presidente e relator da CPI.
 
A liminar foi acatada pelo juiz da Vara da Fazenda Pública, Marcos Soares Machado, que em seu despacho destaca que a CPI deve prosseguir até a decisão sobre o relatório. O magistrado argumenta "reconhecer a violação do direito líquido e certo dos impetrantes e arredar a decisão de arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito nº 1/2011, com consequente prosseguimento dos trabalhos até decisão sobre o relatório". O juiz vai além e afirma que os argumentos do parecer da Consultoria Jurídica da Casa são inconvenientes. "Na verdade, após a recepção do requerimento, atendido os requisitos legais, o funcionamento da CPI é inapelável até ulteriores termos, sob pena de toda e qualquer CPI depender, exclusivamente, da vontade da maioria", ressalta o juiz em seu despacho.
 
 
Ação e reação
 
 
Ao tomar conhecimento da decisão, mesmo ser ter sido comunicado oficialmente pela Justiça, o líder do governo, José Francisco Martinez (PSDB) iniciou contatos com os seis vereadores - Anselmo Neto (PP), Irineu Toledo (PRB), Hélio Godoy (PTB), Benedito de Jesus Oleriano (PMN), Antonio Carlos Silvano (PMDB) e Rozendo de Oliveira (PV) - que votaram pelo requerimento que culminou com o arquivamento da CPI. E, ao ter acesso ao documento impetrado na Justiça do pedido de liminar percebeu que a assinatura estava no nome do advogado Adalberto da Silva de Jesus, que é funcionário da Câmara, lotado no gabinete de Caldini Crespo. Diante disso, deverão se basear no fato da suposta proibição de servidores que são advogados exercer advocacia contra a instituição que os remunere, conforme prevê o artigo 30, incisos 1.º e 2.º, da lei 8.906/94, conhecida como Estatuto dos Advogados. "O artigo 154, da lei municipal 3.800, de 1991, que rege sobre o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, também deverá ser usado no embasamento da defesa ao Tribunal de Justiça. Esse artigo destaca que são proibidas ao funcionário toda ação ou omissão capazes de comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência do serviço ou causar dano à Administração Pública. Além de exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho, exceto em situação de emergência e transitória no interesse coletivo", adiantou o líder.
 
 
Defesa e comemoração
 
 
O vereador Caldini Crespo (DEM) saiu em defesa de seu funcionário e comemorou a decisão da Justiça. "Eu entendo que não há absolutamente problema algum em usar meu funcionário para esse procedimento. Não há lei alguma que impeça isso. Neste caso, o advogado não cometeu ato antiético ou ilegal contra a instituição Câmara. O pedido foi contra os vereadores e isso pode", disse e completou: "Agora, se realmente for essa a contestação deles, é simples: entramos com outro mandado. Eu mesmo sou advogado e posso assinar. Agora, eles podem também tomar outra atitude, que é o boicote. Se isso acontecer vamos alegar desobediência judicial".
 
"Não tínhamos dúvidas de que a Justiça nos concederia a liminar para restabelecer a CPI . Eu confesso que para mim foi a rapidez com que a Justiça decidiu essa caso. Agora vamos trabalhar para apuração dos fatos. Amanhã, tanto eu quanto o vereador Crespo devemos fazer um pronunciamento com relação a isso e fazer uma convocação para que numa reunião na quarta ou quinta-feira possamos para eleger o presidente e o relator", comemorou Francisco França (PT). Já o secretário de Governo e Planejamento, Paulo Mendes, limitou-se a dizer que o caso está sendo tratado no âmbito do Legislativo, com liderança do vereador José Francisco Martinez.
21/03/2011 | ORADOR PRINCIPAL

Lula participará de ato da Frente Ampla no Uruguai

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva será na sexta-feira (25) o orador principal do ato em ocasião do 40º aniversário da Frente Ampla (FA) no Uruguai, indicou à AFP Jorge Galzerano, responsável pela propaganda desta formação política. Além da participação de Lula, está confirmada a presença de delegações políticas de Brasil, Argentina, Venezuela e Porto Rico, indicou Galzerano, acrescentando que "provavelmente" uma delegação da Espanha participará.
A comemoração de sexta-feira -que será realizada na esplanada da Intendência de Montevidéu- lembra o primeiro grande ato de massas da FA, no dia 26 de março de 1971. A atividade marca as celebrações pelos 40 anos da FA, que começaram em fevereiro com um ato na antessala do Senado, mesmo lugar onde ocorreu a fundação formal da formação. A Frente Ampla é uma coalizão de esquerda que reúne comunistas, socialistas, democrata-cristãos, ex-guerrilheiros e dissidentes de partidos tradicionais.
Obrigada a atuar na clandestinidade durante a última ditadura (1973-1985), em 1990 chegou ao governo de Montevidéu e em 2005 conquistou a Presidência. Há 21 anos a FA mantém o governo da capital e em 2009 foi reeleita para continuar à frente do Poder Executivo. (AFP)

Em 7 anos, Prefeitura de SP não acaba com 3 de cada 4 áreas de grande risco

Só 38 de 158 regiões mapeadas tiveram diminuição de risco; estudo do IPT mostra que hoje ainda há 29 mil famílias em locais precários

22 de março de 2011 | 0h 00

 Saldaña e Márcio Pinho - O Estado de S.Paulo
Em sete anos, a Prefeitura não conseguiu melhorar a situação de três em cada quatro áreas de grande risco de deslizamento na cidade de São Paulo. Mais de 75% das áreas de risco alto e muito alto mapeadas em 2003 permanecem hoje na mesma situação e seguem protagonizando acidentes - apesar das tentativas de retirada e das promessas das gestões Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab.
Werther Santana/AE
Werther Santana/AE
Sapopemba. Parque Santa Madalena, na zona leste de SP
É o que mostra análise feita pelo Estado a partir do mapa das áreas de risco de 2010 produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e divulgado neste ano, em comparação com os dados do estudo de 2003.
No total, 29 mil famílias paulistanas vivem atualmente em regiões com probabilidades alta e muito alta de escorregamento ou inundação (próximas de córregos). Das 158 áreas com essa característica mapeadas em 2003, durante a gestão Marta Suplicy (PT), 119 aparecem com as mesmas classificações no levantamento divulgado em janeiro pela gestão Kassab.
Cada área é dividida em setores, que podem variar em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto e muito alto. As duas últimas classificações são as que precisam de maior atenção - por apresentarem grande potencial para ocorrência de escorregamentos e solapamentos. No estudo do ano passado, a Prefeitura identificou 607 setores de risco alto e muito alto. Em 2003, eram 288 - e desses 251 permanecem.
Mortes. Em vários desses endereços, a chuva caiu e a tragédia anunciada se concretizou. Em 2009, por exemplo, um homem de 45 anos morreu na Favela Santa Madalena, em Sapopemba, área da Subprefeitura de Vila Prudente, zona leste, onde moram 1.900 famílias. Desde 2003, a Prefeitura já sabia que a área apresentava três setores de risco muito alto.
A favela se desenha em torno de um vale, em cujas encostas e no fundo estão encravadas as moradias sujeitas a maior risco. A dona de casa Gilvanice Batista dos Santos, de 25 anos, mora há quatro com o marido e os dois filhos, de 3 e 7 anos, exatamente no centro desse vale. "Quando chove, a água vem como um rio até a parede da sala. Fica tudo molhado", reclama ela, que pagou R$ 14 mil pela residência de três cômodos. "Nesses dias caiu parte do barranco. Tenho medo, mas não tenho para onde ir."
Acordo. A Prefeitura teve de contratar o mapeamento das áreas de risco de 2003 em razão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, que questionava o perigo a que estavam expostos moradores em diversos bairros da cidade. O Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos foi publicado logo depois, com os resultados e as diretrizes para combater o problema. O documento foi usado pela reportagem para o levantamento, pois a Prefeitura não permitiu ao Estado ter acesso ao estudo de 2003, apesar dos seguidos pedidos feitos no último mês.
A ex-prefeita Marta Suplicy informava no plano que 80 setores de risco estavam em obras. A Assessoria de Imprensa da Secretaria das Subprefeituras contesta os dados levantados pela reportagem e afirma que havia, na verdade, 323 setores com risco alto e muito alto em 2003. Segundo o órgão, em 80% de todas as áreas, o risco foi reduzido, "seja por conta das obras de contenção, urbanizações, remoções ou mesmo pela consolidação do local".
A Prefeitura afirma que as soluções adotadas beneficiaram 34 mil famílias desde 2005, ano do início da gestão José Serra/Gilberto Kassab. Atualmente, estão sob intervenção 268 setores, dos 1.179 contidos nas 407 áreas de risco identificadas no estudo de 2010 - que mapeou maior porção da cidade que o anterior. A Prefeitura divulgou que pretende retirar as famílias das áreas de risco alto e muito alto no prazo de seis anos. Algumas já recebem auxílio-aluguel.
Pelo levantamento do Estado, só 38 áreas perderam setores de risco alto ou muito alto para médio e baixo. Quatro tiveram o risco eliminado - ou não foi possível identificar.
O promotor de Habitação e Urbanismo, José Carlos de Freitas, calcula em 25 as ações do Ministério Público contra as subprefeituras em diferentes gestões por não apresentarem cronogramas de obra para áreas de risco. Freitas quer apresentar os novos números ao tribunal, mostrando que o risco não foi afastado. Ele ressalta que a Prefeitura pode ser responsabilizada civil e criminalmente por mortes causadas por deslizamentos. "O objetivo era afastar o risco e, quando fosse alto ou muito alto, até remover famílias. Ela (a Prefeitura) não tinha de aguardar um novo laudo do IPT para saber que há milhares de pessoas nessas áreas."
Marta. O Estado procurou a ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy, que não quis falar.
QUATRO PERGUNTAS PARA...
Álvaro dos Santos, GEÓLOGO
1. Como o senhor avalia a questão das áreas de risco alto e muito alto em São Paulo?
Eu sei que a questão piorou. Mas o quanto exatamente é difícil de mensurar, porque não sabemos quantas famílias continuam nessas áreas que já haviam sido identificadas.
2. Que erro vem sendo cometido para que áreas de risco geológico sigam crescendo?
A medida fundamental que teria de ser tomada é interromper o desenvolvimento de novas áreas de risco. E não foi tomada. O erro de total falta de controle técnico da expansão urbana continua sendo cometido. O parar de errar daria tranquilidade para atuar sobre as áreas já existentes.
3. Adianta fazer novos estudos e não atuar nas áreas de imediato?   Diariamente esse tipo de estudo fica defasado, pois ocorrem novas invasões. A decisão teria de ser tomada logo, prevendo ações daquele ponto em diante.
4. Como é possível conter novas invasões de forma mais eficiente?
Há duas medidas fundamentais que devem ser adotadas: uma fiscalização atuante e um programa habitacional abrangente. Ou então a população de baixa renda continuará procurando habitações baratas e realizando loteamentos irregulares.

POLÍTICA 21/03/2011 22h20

PSD de Kassab mira agora interior de SP

Após eventos na Bahia e na capital, novo partido quer expandir influência

Luciano Cavenagui
DIÁRIO SP
O prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos formalizaram ontem a saída do DEM (Democratas) e a criação de um novo partido, o PSD (Partido Social Democrático), em cerimônia na Assembleia Legislativa.

Depois de arregimentar apoios na Bahia, domingo, e ontem na capital, o PSD já conta com 10 deputados federais (5 baianos e 5 paulistas). Agora, Kassab vai mirar o interior paulista. Diversos prefeitos e políticos da região compareceram à cerimônia na Assembleia e manifestaram apoio ao partido.

Uma boa base no interior será fundamental caso Kassab decida concorrer ao governo de São Paulo na eleição de 2014.

O prefeito de Itu, Herculano Passos, foi um dos primeiros a assinar a adesão ao PSD. Os prefeitos de Leme, Caçapava e Lagoinha, entre outros, também marcaram presença. "O PSD já nasce com muita força no interior. Nas próximas semanas, receberemos mais adesões", afirmou Passos.

Kassab tenta convencer a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), a migrar para o novo partido. Seria uma aliada estratégica na região. Entretanto, ela afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que continuará no DEM.

foto: Marcelo Palhais/Diário SP
Aproximadamente cem pessoas compareceram nesta segunda no ato de lançamento do novo partido na Assembleia


Eleições 2012 /Kassab e Afif confirmaram que o PSD concorrerá nas eleições municipais do ano que vem. No entanto, ainda não foi fechado o candidato. Questionado sobre se será o escolhido, Afif não deu uma resposta conclusiva. "Pode ser que sim, pode ser que não. Isso vai depender das articulações", disse Afif.

O deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PC do B) foi uma surpresa entre os presentes. Ele afirmou que iria para o PSD se Kassab o convidasse para ser o candidato à Prefeitura. O PCdoB entrou recentemente para a base de apoio a Kassab em São Paulo.

Durante a cerimônia, Afif anunciou os 12 "mandamentos" que servirão de orientação para o programa do partido, a ser definido nos próximos meses. Estão entre eles o voto distrital, a liberdade de imprensa, o livre comércio, o direito de propriedade e sustentabilidade com inovação tecnológica.

Kassab descartou fusão com o PSB ou PMDB. Afirmou também que o novo partido fará uma "oposição responsável" em relação ao governo federal.


JK é referência citada em vários discursos
Na cerimônia de ontem, o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi citado diversas vezes pelos políticos que aderiram ao PSD. O ideário do novo partido pretende seguir o desenvolvimentismo de JK.

ACM Neto faz críticas a prefeito  pelo Twitter
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), fez críticas no Twitter ao prefeito Gilberto Kassab e ao novo partido, o PSD. "Nasceu, hoje, o PSD, o partido sem decência, o partido sem dignidade. O DEM tem de ir para a oposição ao Kassab. Vamos enfrentá-lo em SP", postou ACM Neto na noite de anteontem. Kassab respondeu que ACM Neto é "muito jovem" e que respeita a liberdade de expressão e opinião.

POLÍTICA 21/03/2011 22h20

PSD de Kassab mira agora interior de SP

Após eventos na Bahia e na capital, novo partido quer expandir influência

Luciano Cavenagui
DIÁRIO SP
O prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador Guilherme Afif Domingos formalizaram ontem a saída do DEM (Democratas) e a criação de um novo partido, o PSD (Partido Social Democrático), em cerimônia na Assembleia Legislativa.

Depois de arregimentar apoios na Bahia, domingo, e ontem na capital, o PSD já conta com 10 deputados federais (5 baianos e 5 paulistas). Agora, Kassab vai mirar o interior paulista. Diversos prefeitos e políticos da região compareceram à cerimônia na Assembleia e manifestaram apoio ao partido.

Uma boa base no interior será fundamental caso Kassab decida concorrer ao governo de São Paulo na eleição de 2014.

O prefeito de Itu, Herculano Passos, foi um dos primeiros a assinar a adesão ao PSD. Os prefeitos de Leme, Caçapava e Lagoinha, entre outros, também marcaram presença. "O PSD já nasce com muita força no interior. Nas próximas semanas, receberemos mais adesões", afirmou Passos.

Kassab tenta convencer a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), a migrar para o novo partido. Seria uma aliada estratégica na região. Entretanto, ela afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que continuará no DEM.

foto: Marcelo Palhais/Diário SP
Aproximadamente cem pessoas compareceram nesta segunda no ato de lançamento do novo partido na Assembleia


Eleições 2012 /Kassab e Afif confirmaram que o PSD concorrerá nas eleições municipais do ano que vem. No entanto, ainda não foi fechado o candidato. Questionado sobre se será o escolhido, Afif não deu uma resposta conclusiva. "Pode ser que sim, pode ser que não. Isso vai depender das articulações", disse Afif.

O deputado federal Delegado Protógenes Queiroz (PC do B) foi uma surpresa entre os presentes. Ele afirmou que iria para o PSD se Kassab o convidasse para ser o candidato à Prefeitura. O PCdoB entrou recentemente para a base de apoio a Kassab em São Paulo.

Durante a cerimônia, Afif anunciou os 12 "mandamentos" que servirão de orientação para o programa do partido, a ser definido nos próximos meses. Estão entre eles o voto distrital, a liberdade de imprensa, o livre comércio, o direito de propriedade e sustentabilidade com inovação tecnológica.

Kassab descartou fusão com o PSB ou PMDB. Afirmou também que o novo partido fará uma "oposição responsável" em relação ao governo federal.


JK é referência citada em vários discursos
Na cerimônia de ontem, o ex-presidente Juscelino Kubitschek foi citado diversas vezes pelos políticos que aderiram ao PSD. O ideário do novo partido pretende seguir o desenvolvimentismo de JK.

ACM Neto faz críticas a prefeito  pelo Twitter
O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), fez críticas no Twitter ao prefeito Gilberto Kassab e ao novo partido, o PSD. "Nasceu, hoje, o PSD, o partido sem decência, o partido sem dignidade. O DEM tem de ir para a oposição ao Kassab. Vamos enfrentá-lo em SP", postou ACM Neto na noite de anteontem. Kassab respondeu que ACM Neto é "muito jovem" e que respeita a liberdade de expressão e opinião.

PSD de Kassab mira agora interior de SP

Após eventos na Bahia e na capital, novo partido quer expandir influência

http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/03/48230-psd+de+kassab+mira+agora+interior+de+sp.html



 

Postar um comentário

0 Comentários