Radiação torna impróprio consumo de água de torneira por bebês, alertam autoridades em Tóquio


Da BBC Brasil

Brasília – Autoridades em Tóquio afirmaram hoje (23) que os níveis de radiação da água das torneiras da cidade a tornaram imprópria para o consumo por bebês. O nível de iodo radioativo em algumas áreas é mais do que o dobro do considerado seguro.
Os níveis de iodo 131 radioativo em algumas áreas de Tóquio chega a 210 becqueréis (unidade de medida de radiação) por litro. O nível considerado seguro para o consumo por bebês é de 100 becqueréis por litro.
As autoridades orientaram a população a não dar água da torneira para crianças, mas não houve uma advertência imediata em relação ao consumo por adultos.
O Japão luta para conter o vazamento de radiação nos reatores da Usina de Fukushima, que passou a apresentar o problema depois que o país foi atingido por um terremoto e um tsunami no dia 11 de março. Funcionários do reator 2 interromperam novamente os trabalhos de resfriamento hoje, após uma elevação nos níveis de radiação.
A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) afirmou que ainda há radiação vazando da usina.
O governo japonês confirmou nesta quarta-feira 9.079 mortes em consequência do tremor e do tsunami. O número de desaparecidos chega a 12.645.

Postar um comentário

0 Comentários