São Paulo alerta população para vacina contra sarampo


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu alerta para que as pessoas que forem viajar para o exterior ou outros Estados brasileiros tomem a vacina contra sarampo, caso estejam com a imunização atrasada.
A medida foi tomada após a confirmação do primeiro caso importado de sarampo no Estado desde 2005. No dia 10, a doença foi diagnosticada em um homem de 41. O paciente, que já teve alta hospitalar, visitou a Disney (EUA) e voltou no final de janeiro para o Brasil.
Segundo a secretaria do Estado de São Paulo, na região das Américas houve evidência de surtos neste ano no Canadá, EUA e Argentina.
A vacina contra o sarampo é chamada tríplice viral e também protege contra a rubéola e a caxumba.
Aqueles que não têm caderneta de vacinação ou não se lembram se já tomaram a vacina também devem procurar qualquer posto de saúde para tomar vacina.
A diretora de imunização da secretaria estadual, Helena Sato, disse que a ação é preventiva e tem o objetivo de evitar que a doença volte a circular em São Paulo.
"É uma atualização do esquema de vacinação. Não há necessidade de tomar vacina se a caderneta estiver em ordem. Não é um chamado para todo mundo tomar a vacina de novo. Se a pessoa não tiver a caderneta ou não se lembrar ou não tiver comprovante, ela deve ser imunizada", afirmou Sato.
A tríplice viral é aplicada aos 12 meses de idade. Para pessoas de 7 a 19 anos, o recomendado é receber duas doses. Já para quem tem de 20 a 50 anos o indicado é pelo menos uma dose.
Quem estiver viajando e retornar a São Paulo deve ficar atento aos sintomas do sarampo (veja quadro).
Quem lida com turistas, taxistas e funcionários de hotéis e restaurantes, além de profissionais de saúde e de educação também podem tomar a vacina.


Postar um comentário

0 Comentários