Autor da pesquisa que apontou as 459 mortes em Sorocaba depõe na Câmara


Autor da pesquisa disse que os sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba estão entre os nove com maiores taxas de mortalidade no estado

Da Redação / TV Tem +
Vereadores da comissão especial que apura como é o atendimento nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba ouviram nesta sexta-feira (29) novos depoimentos. o médico de um dos hospitais e o autor da pesquisa que aponta o alto índice de mortalidade participaram do encontro. nesta semana, integrantes da secretaria de Direitos Humanos do governo federal e do Ministério da Saúde também estão fazendo uma vistoria nas unidades citadas na pesquisa.

O primeiro convocado a prestar depoimento foi Carlos Eduardo Zacharias, coordenador do
pronto-socorro do Hospital Regional. Ele também atua como médico no hospital Vera Cruz,
um dos citados na pesquisa que aponta alta taxa de mortalidade nos hospitais
psiquiátricos da região de Sorocaba. Sobre o levantamento, o médico diz que desconhece a
metodologia usada e também criticou o valor dos recursos repassados pelo Governo
Federal para o tratamento desses pacientes.

O segundo depoimento foi do professor Marcos Garcia, autor da pesquisa. Ele rebateu as críticas sobre a quantidade de recursos disponibilizados e ressaltou a realidade apontada pelo estudo. Segundo ele a taxa de mortalidade é alta nos hospitais psiquiátricos da região. O documento apontou que em quatro anos, foram registradas 459 mortes nos sete hospitais da região, a maioria por infarto.

Durante a audiência, o autor da pesquisa fez uma nova apresentação de dados. Disse que os sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba estão entre os nove com maiores taxas de mortalidade no estado.

Esta foi a segunda audiência dos vereadores integrantes da comissão especial que faz o acompanhamento do atendimento nos hospitais psiquiátricos. Estão previstas oito audiências, que são realizadas uma vez por semana.

Postar um comentário

0 Comentários