Diretora-geral condena assassinato de jornalista brasileiro Luciano Leitão Pedrosa


Paris, 18 de Abril – A Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, condenou hoje o assassinato do radialista e jornalista brasileiro de televisão, Luciano Leitão Pedrosa, em 10 de Abril. Pedrosa apresentava o programa Ação e Cidadania na TV Vitória. Ele também relatou à rádio FM Metropolitana.


"Os jornalistas devem ser livres para trabalhar sem medo. O debate público para o qual eles contribuem está no cerne da governança democrática. O assassinato de Luciano Leitão Pedrosa é um ataque direto contra esse debate, e contra o direito humano fundamental da liberdade de expressão. Eu condeno este assassinato, que não devem ficar impunes ", disse a Diretora-geral.

Segundo relato da imprensa, citado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), Luciano Leitão Pedrosa, 46 anos, foi baleado em um restaurante em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Ele era conhecido por sua cobertura crítica das autoridades locais e grupos criminosos e teria recebido ameaças freqüentes.

O CPJ relata que este é o segundo ataque do tipo contra jornalistas no Brasil este ano. O blogueiro Ricardo Gama ficou gravemente ferido no final de março, quando foi baleado por um atirador não identificado no Rio de Janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários