Grampo de esquema em Campinas cita tucanos



Três políticos tucanos são citados em interceptações telefônicas feitas na investigação sobre o suposto esquema de fraudes a licitações em Campinas. Entre eles está o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, um dos aliados mais próximos do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Monitoramento do Ministério Público (MP) flagrou diálogos do empresário Luiz Arnaldo Mayer com um homem não identificado, no dia 11 de abril, no qual sugere que Aparecido, José Henrique Reis Lobo, ex-presidente municipal do PSDB, e o deputado federal tucano Ricardo Trípoli estariam “intercedendo” nos negócios de outro empresário, José Carlos Cepera, apontado como líder do grupo que teria desviado R$ 615 milhões dos cofres de Campinas.
O MP não investiga os tucanos, mas registrou a menção aos nomes no relatório de inteligência que deu base para a Justiça decretar a prisão temporária de 20 suspeitos, entre eles Mayer e Cepera. Os grampos mostram os movimentos de Mayer, preocupado com os negócios relativos à Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). Mayer é sócio-diretor da Saenge Engenharia, que tem contratos com a Sabesp.
O teor dos diálogos indica que o empresário teria o compadrio de um deputado para transitar por gabinetes da Assembleia e do Palácio dos Bandeirantes. “O conteúdo dos diálogos deixa muito evidente que as questões referentes às suas (de Mayer) contratações públicas estão intimamente ligadas a contatos e relacionamentos políticos”, destaca o relatório do MP.
IndignaçãoOs tucanos citados na escuta afirmaram que não conhecem os empresários Mayer e Cepera, apontados como líderes da organização criminosa. “Jamais ouvi falar de Cepera ou desse Mayer, nomes completamente desconhecidos para mim”, desabafou Lobo. Edson Aparecido classificou como “absurda” a menção a seu nome. E Trípoli disse “nunca” ter feito nenhuma intermediação com a Sabesp. A Sabesp informou desconhecer a investigação.
Diego Zanchetta e Fausto Macedo

Postar um comentário

0 Comentários