Para especialista, São Paulo vai contribuir com meio ambiente



São Paulo começa a receber nesta terça-feira prefeitos de 17 das 40 maiores cidades do mundo para discutir soluções ligadas ao meio ambiente. A conferência do C-40, nome dado ao grupo formado por essas metrópoles, está prevista para terminar na quinta-feira.
Alternativas para o trânsito e redução da poluição do ar, substituição de combustíveis fósseis e aproveitamento de energia elétrica são os temas que devem dominar os debates, na opinião do diretor executivo da Rede C-40, Simon Reddy, da Inglaterra.
Antes de assumir o cargo, em 2007, Reddy trabalhou 15 anos no Greenpeace. Para ele, São Paulo, assim como boa parte das metrópoles, precisa investir em sistemas de transportes mais eficientes e em soluções para evitar o desperdício de energia. Confira trechos da entrevista:
O que São Paulo pode mostrar na reunião do C-40?
São Paulo tem muito o que mostrar, como a recuperação de áreas próximas a córregos e a geração de eletricidade a partir do lixo dos aterros sanitários. Acho que muitas cidades vão se interessar pelos ônibus movidos a etanol. O mundo todo está atrás de alternativas para o diesel.
Mas São Paulo tem muitos problemas ambientais também…
Vejo em São Paulo os mesmos problemas que as outras grandes cidades do mundo têm. Ela precisa encontrar um sistema de transporte mais eficiente e efetivo. O tráfego de veículos realmente é um problema. Outras questões em que a cidade precisa melhorar são relacionadas ao desperdício de energia e ao baixo aproveitamento de luz natural.
O que se pode esperar do C-40?
Esse evento é importante para que as cidades compartilhem suas experiências na solução de problemas. Acho que poderemos ver projetos interessantes sobre o uso de bicicletas em Bogotá e Barcelona, teremos painel sobre táxis verdes (que não poluem) apresentados por Seul e Estocolmo. As cidades podem aprender não só o que outras metrópoles estão fazendo, mas também discutir como estão fazendo. A ideia é que compartilhemos as soluções para nossos problemas. A discussão também é sobre isso: entender os problemas. Uma solução em que estamos trabalhando aqui, outras cidades já podem ter criado.
Em geral, políticas para o meio ambiente são discutidas entre governos nacionais. As cidades podem assumir esse papel?
Com certeza. Os governos nacionais podem tomar uma decisão, mas as cidades também podem fazer isso. Os governos podem estabelecer diretrizes, programas de governo para a área ambiental, mas são as cidades que vão atuar. Por isso é importante que elas trabalhem juntas na discussão do futuro dessas políticas.

Postar um comentário

0 Comentários