Invasor violou mensagens de Dilma em 2010



Folha de S.Paulo
BRASÍLIA -- Um invasor violou o correio eletrônico pessoal da presidente Dilma Rousseff e copiou e-mails que ela recebeu durante sua vitoriosa campanha à Presidência da República, no ano passado.
O rapaz tentou vender os arquivos a políticos de dois partidos de oposição, o DEM e o PSDB, mas disse que não teve sucesso. A reportagem encontrou-se com o invasor na segunda-feira, num shopping de Taguatinga (DF), a 20 km de Brasília. Ele não quis se identificar. Disse que se chama "Douglas", está desempregado, mora na cidade e tem 21 anos.
Ele afirmou que fez um ataque ao computador pessoal da então candidata em duas etapas e copiou cerca de 600 mensagens da sua caixa de entrada. Um dos e-mails que Dilma usava na época era do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha.
Ele disse que primeiro invadiu o site do diretório nacional do PT na internet e se aproveitou de uma vulnerabilidade da página para copiar e-mails pessoais de petistas e outros dados.
Depois, "Douglas" disse que despejou no computador de Dilma um programa capaz de armazenar tudo o que ela digitasse em sua máquina.
O invasor afirmou que decidiu vender as informações por estar "preocupado" com o nascimento do primeiro filho, previsto para breve. "Douglas" também pediu dinheiro à reportagem em troca das mensagens. A "Folha de S.Paulo" não paga pelas informações que publica e recusou a proposta.
O rapaz mostrou, de relance, o conteúdo de 30 e-mails armazenados num disco rígido externo. Ele não permitiu fotos ou cópias.
Exames e telefones
A amostra que ele exibiu continha resultados de exames de saúde que Dilma teria feito em Porto Alegre (RS), instruções para a campanha eleitoral do segundo turno e uma agenda telefônica.
A Presidência disse ter dificuldades para confirmar se os e-mails de fato foram extraídos ilegalmente do correio de Dilma. "O que importa é que, verdadeiros ou falsos, esses e-mails são frutos de um ato criminoso", declarou a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas.
Dois remetentes identificaram no lote de "Douglas" são mensagens que realmente haviam enviado para Dilma. Um deles é o jornalista Kennedy Alencar, da "Folha de S.Paulo", que pedia que a candidata confirmasse sua presença no debate que o jornal organizaria. Na outra, o padre e cantor Fábio de Melo desejava boa sorte a Dilma na véspera do segundo turno da eleição. Ele confirmou que mandou o e-mail.
José Dirceu
"Douglas" disse que também violou o e-mail do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O petista, que está na Europa, disse que detectou a invasão de sua caixa postal no UOL e mandou registrar a ocorrência na polícia.
Dos e-mails que o invasor disse ter extraído de Dirceu, a reportagem pôde ver dois. O ex-ministro disse que o conteúdo "fazia sentido" --uma conversa com o escritor Paulo Coelho--, mas não reconhecia "aqueles específicos".

Postar um comentário

0 Comentários