Itupararanga Área reflorestada à beira da represa receberá manutenção



As mil mudas de árvores plantadas há quatro anos à margem da represa de Itupararanga passarão por uma manutenção coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente de Votorantim. O trabalho será feito nesta semana, em uma área de um hectare, com o objetivo de fertilizar o solo e mover o mato para o melhor desenvolvimento das espécies. O secretário da pasta, Elzo Savella, ressalta a necessidade de um cuidado acentuado nessa fase do plantio. "As árvores precisam ter toda a atenção e logo estarão prontas para se desenvolverem sozinhas", comenta. 

A área está localizada do lado aposto do paredão da represa. O acesso é feito por uma precária estrada de terra e pela mata, ou por barco. A região recebeu 30 espécies de árvores específicas de mata ciliar com o objetivo de fechar as falhas que existiam no local. Na época, o plantio foi feito por alunos do ensino fundamental do Núcleo Monteiro Lobato/Colégio Politécnico de Sorocaba, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). 

O processo também foi desenvolvido por integrantes da Vila dos Velhinhos, da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, do Hospital Jardim das Acácias, do Grupo Caturro Navegantes; da Organização Não-Governamental Água (Associação de Gestores Ambiental do Alto Ribeira), por alunos do curso de Gestão Ambiental/Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso), além da Polícia Ambiental e de funcionários e diretores do jornal Cruzeiro do Sul.

A ação ambiental marcou o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. As mudas plantadas na mata ciliar às margens da represa são de espécies pioneiras, ou chamadas de cicatrizantes, cujas características são crescimento rápido e que dão grande quantidade de sementes. Entre as espécies originárias daquela região estão a peroba-poca, anjico branco, jatobá, quina, orelha-de-negro, ingazeiro, aldrago, eritrina e guaçatonga.

Postar um comentário

0 Comentários