Sorocaba: Audiência discute situação de professores



O presidente da Câmara vê possibilidade de greve caso professores recusem uma possível proposta

Leandro Nogueira
leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

Acontece hoje, a partir das 19h30, uma audiência pública na Câmara Municipal, para discutir a situação dos professores classificados como PEB 1, que querem equiparação salarial com os professores PEB 2. O presidente do Legislativo, Marinho Marte (PPS), vê o risco dos professores decidirem pela paralisação caso não seja apresentada uma proposta da Prefeitura que convença os professores. Amanhã vence o prazo que os profissionais da educação concederam para iniciar os trâmites de uma paralisação caso suas reivindicações não estejam previstas no projeto de orçamento de 2012. O documento será enviado à Câmara até amanhã. 

Ontem o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e diretores do Sindicato dos Servidores Municipais participaram de uma reunião onde ficou acordado de prosseguir com as negociações. O vereador Marinho declarou na tarde de ontem que torce pela participação de algum representante da Prefeitura na audiência e não soube informar se o Sindicato confirmou presença. O presidente do Sindicato, Sérgio Ponciano, não foi encontrado no Sindicato, não atendeu ao celular e nem retornou a mensagem deixada pela reportagem do Cruzeiro do Sul até o fechamento da edição.

Uma das reivindicações dos profissionais da educação é a equiparação dos professores que lecionam da 1ª a 5ª séries do ensino fundamental (denominados PEB 1) com os que ensinam alunos de 6ª a 9ª séries, chamados PEB 2. Eles querem uma definição no projeto de lei do orçamento anual que será enviado amanhã pelo prefeito para a apreciação dos vereadores. Em entrevista às rádios de Sorocaba na manhã de ontem, Lippi declarou que não vai equiparar, mas está disposto a reduzir a diferença, o que exigirá a redução de investimentos em outras áreas da educação. Insinuou que o reajuste pode custar a redução de novas vagas a serem criadas em creches ou escolas infantis. "As negociações continuam", divulgou Lippi na noite de ontem. Segundo ele está em estudo a redução da diferença salarial. Enfatizou que qualquer mudança significativa causa grande impacto financeiro, pois incide sobre quase 1.500 servidores.

Após a reunião com o Sindicato, o prefeito Vitor Lippi divulgou, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), que entregou aos diretores do Sindicato os dados da situação financeira do município com relação à despesa de pessoal e ponderou que o atendimento à solicitação do Sindicato implicará em abrir mão de ações e obras voltadas à educação. Disse ainda que toda e qualquer valorização para o magistério demandaria na readequação do projeto do orçamento, visto que também existem demandas de outros segmentos do funcionalismo apresentadas pelo Sindicato.

Lippi ressaltou que uma pesquisa em cidades de médio e grande porte do Estado mostra que Sorocaba paga o terceiro maior salário aos professores de 1ª a 5ª séries e que não somente nas escolas públicas, mas também nas escolas particulares, existe a diferença salarial com os professores de 5ª a 9ª séries. Atualmente, a Prefeitura conta com 1.480 professores PEB 1 e 218 professores PEB 2.

A secretária de Gestão de Pessoas, Silvana Chinelatto, ressaltou que foram apresentadas na reunião de ontem questões fundamentais para essa negociação, como os atuais salários e a necessidade de readequação do orçamento para que possa concretizar a valorização. "Isso implicará na redução de obras e ações na educação. No entanto, ressalto que todos os estudos estão sendo feitos com o maior respeito e empenho aos nossos servidores e que, em breve, a administração apresentará suas propostas", disse.

Segundo divulgado pela Prefeitura, Sérgio Ponciano afirmou que, com os esclarecimentos do prefeito, o Sindicato está confiante na apresentação de uma proposta em favor da valorização dos integrantes do magistério o mais breve possível. Já a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cístia, destacou que a administração está empenhada em garantir a valorização do quadro do magistério da rede municipal, tendo em vista o comprometimento e os bons resultados que a educação municipal apresenta.

Postar um comentário

0 Comentários