Com ameaça de depoimento-bomba, Assembleia de SP articula fim de investigação


Nome de Teresa Barboasa, dirigente de uma ONG, foi apresentado ao Conseglho de Ética por deputado; ela teria detalhes do esquema

Fernando Gallo, de O Estado de S.Paulo
Diante do surgimento de uma nova testemunha do suposto esquema de venda de emendas, deputados da base governista e membros do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo apressam-se para finalizar os trabalhos de investigação na semana que vem e evitar o que pode vir a ser um depoimento-bomba. A testemunha, Teresa Barbosa, é presidente da ONG Centro Cultural Educacional Santa Terezinha e foi citada ontem publicamente pelo deputado Major Olímpio (PDT).
Apesar de Olímpio assegurar que ela está disposta a falar no Conselho de Ética, o Estado apurou que os parlamentares tentam um acordo para evitar que ela deponha. O líder do PTB, Campos Machado, apresentou questão de ordem ontem para que os trabalhos de apuração sejam encerrados e um relatório seja enviado ao Ministério Público.
Única pessoa a depor pessoalmente no Conselho de Ética após cinco reuniões, Major Olímpio reafirmou o que havia dito anteontem ao Estado: que dona Teresinha – como a presidente da entidade é chamada – conhece detalhes do esquema. Segundo o deputado, ela é pessoa “bastante humilde” e de “extrema confiança” do governador Geraldo Alckmin (PSDB).
“Em determinado momento, dona Teresinha me relatou que alguns deputados – no plural – usavam como estratégia, para ter algum retorno nas emendas, dizendo (sic), ‘olha, eu ajudo a sua entidade, mas também tenho algumas entidades que não estão completamente regularizadas e que também são carentes e precisam de ajuda’”, relatou Olímpio. “Eu disse: ‘Isso é uma forma de extorsão’. ”
O deputado afirmou que ela não quis dar nenhum nome, por segurança. E teria lhe dito: “Filho, não quero acordar com a boca cheia de formiga”.
Olímpio propôs que o conselho convide Teresa para depor. “Ela tem muitas informações. Tem muito trânsito na Casa Civil e pode relatar muitas coisas sobre às emendas.” O Estado apurou que Teresa está disposta a falar.

Postar um comentário

0 Comentários