Sorocaba: Caixas eletrônicos são retirados de postos



Assustados com os últimos roubos, donos de postos de combustíveis começam a se livrar dos equipamentos
 do Jornal Cruzeiro do Sul
André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br

Proprietários de postos de combustíveis de Sorocaba começaram a seguir a orientação do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) e iniciaram a retirada de caixas eletrônicos instalados em seus estabelecimentos. A medida foi tomada para evitar que esses locais virem alvos de roubos e furtos, como vinha ocorrendo em postos da região e até mesmo da cidade há alguns meses. De acordo com Jorge Marques, presidente local do Sincopetro, existem pelo menos 15 postos da região que contam com caixas eletrônicos e revela que a decisão de retirá-los tem sido estritamente pessoal de cada proprietário.

Em Sorocaba, pelo menos quatro postos já retiraram seus caixas eletrônicos, conforme informações de Marques. Ele ressalta que o sindicato sempre orienta os outros proprietários a fazerem o mesmo, pois "os prejuízos são muito grandes". Marques ainda alerta que, pela forma como os roubos vinham acontecendo - mediante explosões dos aparelhos -, uma tragédia maior poderia acontecer nesses estabelecimentos. "Já que nos locais são comercializados combustíveis, que são altamente inflamáveis", relata. "Infelizmente o prejudicado é o consumidor, pois antes tinha acesso a uma área de conveniência, contando com o caixa, mas diante da violência, tem que reavaliar se vale a pena correr o risco", completa Marques.

Somente na rua Aparecida, dois postos já tiveram os caixas eletrônicos desinstalados. O gerente de um posto localizado naquela via, na esquina com a avenida Roberto Simonsen, Leandro Martini, garante que a decisão foi tomada há cerca de um mês, por motivos de segurança. Ele lembra que um posto instalado próximo ao que trabalha, a três quadras, teve o caixa eletrônico explodido no mês de setembro e hoje o local onde o equipamento estava instalado está vazio. "Então ficamos com receio e, enquanto não abaixar a poeira, não tem como manter o caixa aqui", afirma. 

Há ainda outro posto localizado na avenida Santos Dumont, que não possui mais um caixa eletrônico em seu interior, segundo o presidente do Sincopetro. Mas ainda existem postos que continuam com os equipamentos, totalizando 15 na região, segundo Marques. 

Três ocorrências na região 
No mês de setembro, o Sincopetro resolveu orientar os proprietários de postos de combustíveis a desativarem os caixas eletrônicos em seus estabelecimentos. Essa decisão foi tomada por conta de ter se tornado frequente, naquela época, a ação de criminosos com o uso de explosivos para roubar o dinheiro presente no interior dos equipamentos bancários. "É um alerta que temos feito, pois as apólices de seguro não cobrem os danos materiais referentes às explosões nos equipamentos", ressaltou Marques, na época.

Entre maio e setembro deste ano, três postos foram alvo de criminosos na região de Sorocaba, mediante o uso de explosivos. Na madrugada do dia 20 de maio, três bandidos invadiram o posto de combustível instalado na avenida José Maria Marques de Oliveira, na Vila Norma, em Salto, e conseguiram levar o dinheiro de dois caixas do Bradesco. Além disso, a explosão acabou danificando um equipamento do Banco do Brasil e quebrou os vidros de uma farmácia que fica ao lado do posto. Também na madrugada deste mesmo dia, um caixa eletrônico instalado no posto que fica na esquina das ruas Aparecida e Antônio Castro Novo, em Sorocaba, foi explodido por criminosos. Nessa ocorrência nenhuma nota foi levada e a explosão danificou o teclado e o monitor do aparelho.

Já na madrugada do dia 5 de setembro, a ação criminosa foi mais elaborada, pois envolveu nove homens no roubo - o que fez com que o Sincopetro desse a orientação. O caixa eletrônico explodido, desta vez, foi em um posto de combustível localizado na rodovia Raposo Tavares, no quilômetro 76, em Alumínio. Cinco criminosos conseguiram fugir levando todo o dinheiro contido no interior do equipamento, que ficou totalmente destruído. Os outros quatro foram presos, pois a Polícia utilizou imagens das câmeras de segurança do local e conseguiu identificá-los.

Postar um comentário

0 Comentários