Comunicado dos membros que se desfiliaram do PSDB em São Roque





Os membros da Executiva do PSDB de São Roque, abaixo relacionados, mais integrantes do Diretório, Delegados e do Conselho de Ética vêm comunicar aos filiados, eleitores e simpatizantes da legenda que estão renunciando aos cargos que hoje ocupam e, ao mesmo tempo, informam a sua desfiliação do partido em caráter irrevogável.
Um dos motivos que nos levou à difícil decisão foi a imposição de parte da base governista de vereadores na escolha de um de seus integrantes como pré-candidato a prefeito, para o pleito do próximo ano, condição exigida para continuar com o apoio à atual administração até o final de seu mandato.
A ironia é que o pré-candidato indicado declarou, por diversas vezes, que deixaria o partido, como o fez no passado, não fosse o receio de perder o mandato de vereador. 
A situação se tornou dramática quando, finalmente, compreendemos que o Executivo, com maioria precaríssima na Câmara, tornou-se refém da situação, porque dois ou três vereadores poderiam votar com a oposição contra os seus projetos e aprovação de contas, o que traria graves prejuízos para a cidade.
Exemplo eloquente do poder de pressão foi quando assistimos, indignados, a base aliada aprovar, por iniciativa própria e com o voto do candidato por eles indicado, a redução da margem de remanejamento de verbas do orçamento para escasso 1% - quando o normal seria 10% ou mais - que resultou na algema desnecessária no dirigente da cidade. Nesse caso, os custos da ausência de lucidez, como sempre, cairão nas costas do contribuinte.
Como podemos observar, o processo todo, incluindo o sucessório, se mostrou perverso, pois está subtraindo do prefeito a nobre tarefa de conduzir para, aos poucos, levá-lo à triste figura de conduzido. 
Não bastasse tamanho despropósito, ainda tem a questão das prévias – exigência estatutária quando se apresenta mais de um candidato e requisito básico que motiva o partido – que foram descartadas porque se transformaram em bicho-papão para os que têm aversão à democracia.  Essa atitude de viés autoritário, num ato de desprezo ao direito do filiado de opinar fechou, definitivamente, as portas para o diálogo.   
O quadro que acabamos de relatar, nos deixa diante de uma situação em que nada mais pode ser feito.  Considerando que o futuro de São Roque vai muito além deste governo; considerando que não queremos contribuir para a volta ao passado; e, principalmente, considerando que não pretendemos gerar prejuízos à atual administração, chegamos à conclusão de que a nossa decisão é o único caminho a ser seguido.  
Cumpre-nos informar que, anteriormente a esta data, dois membros do diretório e 2 vereadores, sendo um deles da executiva, deixaram o partido por motivos diversos.
O descontentamento é grande. Se somarmos os que saíram anteriormente, a Executiva perdeu 4 de seus sete integrantes; o diretório, 16 dos seus 33 membros. Com eles o partido perdeu 7 dos catorze delegados e a Comissão de Ética, 3 de seus cinco componentes. Saíram, também, suplentes e filiados. Os números seriam maiores se alguns companheiros do diretório/executiva não ocupassem cargos de confiança na administração municipal.   
Lembramos que o PSDB é um partido democrático, cujos membros que ora o deixam têm histórico de luta de muitos anos na construção dessa legenda, que serviu de exemplo nos processos eleitorais. A desfiliação é fruto dessa coerência, porque jamais aceitaríamos pactuar com o modelo sucessório em curso.        
Diante desse cenário desagregador, o PSDB de São Roque perde a parte experiente de sua estrutura de comando, organização e militância dedicada, que muito contribuiu para as vitórias nos pleitos anteriores.
Membros da Executiva: Ricardo Pereira Rios - Presidente; Roberto de Moraes - Tesoureiro; Antonio Carlos Pereira Rios - Vogal

Postar um comentário

0 Comentários