ONG divulga fotos que seriam de tribo de índios isolados em RR



DE SÃO PAULO

A ONG Survival International divulgou nesta terça-feira (22) fotos aéreas que afirma ser de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima.
Segundo a organização, as imagens mostram que próximo da comunidade existem aéreas devastadas supostamente por garimpeiros.
O coordenador da associação Hutukara, Ailton da Silva, disse à agência France Presse que as fotos foram tiradas em março pelo fotógrafo yanomami Morsamiel Iramari.

Morsaniel Iramari/Hutukara/Survival Internacional/France Presse
ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima
ONG Survival International divulgou fotos aéreas de uma tribo isolada de índios yanomami, em Roraima
Foram necessários 10 dias de voos sobre a terra indígena em um avião fornecido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Silva estima que a tribo tenha cerca de 38 pessoas.
É a terceira vez que a ONG revela fotografias que seriam de índios isolados. As duas divulgações anteriores --uma no começo deste ano e outra em 2008-- mostraram uma tribo do Acre, na fronteira com o Peru.
"Estas novas imagens mostram o quanto a terra indígena foi importante para proteger os yanomami de garimpeiros que devastaram a tribo nos anos 1980", diz Stephen Corry, diretor da Survival International.
A organização lembra que no próximo ano se comemora os 20 anos da criação da terra indígena Yanomami, que ocupar aéreas no Amazonas e Roraima.
De acordo com a entidade, a violência e a doença reduziram a população índigena do local em 20% nos últimos 7 anos.
"As condições de vida dos yanomami têm melhorado consideravelmente, mas eles sempre estão confrontados com ameaças reais", afirma Corry.

Postar um comentário

0 Comentários