Chuvas deixam 18 municípios de Minas em estado de emergência


Repórter da Agência Brasil
Brasília - Dezoito municípios de Minas Gerais declararam estado de emergência até a manhã de hoje (18), em consequência de temporais que atingem o estado nos últimos dias. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já recebeu 42 notificações sobre problemas graves causados pela chuva.
O município de Barra Longa foi o 18º a decretar estado de emergência, depois que o Rio do Carmo transbordou e destruiu pontes e estradas de acesso ao município. Cinco residências foram danificadas e 85 pessoas ficaram desalojadas. Na região metropolitana de Belo Horizonte, durante a madrugada, chuva violenta levou pânico à população de Florestal, a 70 quilômetros da capital. O Ribeirão do Camarão transbordou, 150 casas foram inundadas e 153 famílias foram afetadas, das quais 11 pessoas ficaram desabrigadas. Não houve feridos.
Nas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, também em consequência dos temporais do fim de semana, muitas famílias tiveram que abandonar as casas onde moram, invadidas pelas águas. A situação é pior em Mariana, onde 300 pessoas foram afetadas e o abastecimento de água e de energia elétrica foi cortado.
No município de Acaiaca, a chuva dos últimos dias causou o transbordamento do Rio do Carmo, inundando residências e estabelecimentos comerciais em toda a área do centro da cidade. Ao todo, 159 pessoas estão desalojadas e outras 37 desabrigadas. Acaiaca fica na Zona da Mata, a 154 quilômetros da capital, e tem população de 4.206 habitantes.
O balanço da Defesa Civil, até a tarde deste domingo, registra 459 pessoas desalojadas, 30 desabrigadas, quatro feridas e duas mortas, havendo, ao todo, 21.480 pessoas afetadas em todo o estado pelos temporais e enchentes. Os danos materiais são 1.409 casas danificadas, 38 destruídas, oito pontes danificadas e seis destruídas.
Um dos mortos foi o motociclista Admardo Pereira, de 43 anos, que trafegava por uma estrada do município de Reduto durante um temporal, quando um eucalipto caiu sobre ele. A outra vítima é Poliane Alves de Oliveira, de 27 anos, arrastada pelas águas do Córrego Figueirinha, afluente do Rio Doce, que se elevaram subitamente no município de Governador Valadares.
De acordo com a Defesa Civil de Minas, a zona de convergência do Atlântico Sul permanece atuando sobre a Região Sudeste. Há perspectiva de grande volume de chuva no noroeste. As temperaturas permanecerão estáveis. Choveu, até agora, na capital mineira, 430 milímetros (mm), superando os 320 mm esperados para  dezembro. Já choveu 34% acima da média nos primeiros 17 dias do mês.

Postar um comentário

0 Comentários