Governo localiza 407 mil famílias em extrema pobreza





O governo federal divulgou na manhã desta sexta-feira (16) o primeiro balanço do programa Brasil Sem Miséria, no qual afirma ter localizado 407 mil famílias em estado de extrema pobreza.
O programa lançado em junho prevê como sua ação central a localização de famílias extremamente pobres, que não conseguem ser atingidas atualmente pelos programas sociais.
Segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 16 milhões de pessoas nessa situação.
A ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) afirmou que o programa ultrapassou a meta para 2011, que era localizar 320 mil.
"Essas 407 mil famílias não são mais estatísticas. Nós sabemos onde moram, as condições familiares, se tem esgoto, condições que habitam, quantos filhos", disse a ministra durante o ato de assinatura do Pacto Centro-Oeste do Brasil sem Miséria, realizado no Palácio do Planalto.
A meta do governo também prevê localizar 800 mil famílias nessa situação até 2013.
Desse total de famílias, o balanço do programa aponta que 325 mil já estão recebendo os benefícios do Bolsa Família.
A meta do governo também prevê localizar 800 mil famílias nessa situação até 2013. Desse total de famílias, o balanço do programa aponta que 325 mil já estão recebendo os benefícios do Bolsa Família.
Têm direito ao Brasil Sem Miséria famílias com renda inferior a R$ 70. O valor médio pago pelo Bolsa Família está atualmente em R$ 119,83
A presidente Dilma Rousseff também ressaltou que alguns Estados estão integrando seus programas de transferência ao Bolsa Família. Nove Estados já fecharam essa parceria e por isso 3,5 milhões de beneficiários vão receber uma complementação aos valores pagos pelo Bolsa Família.
"Uma das principais realizações do Brasil Sem Miséria é a unificação dos programas de renda estaduais com o de nível federal, dando maior fôlego para a transferência de rendas. Nove Estados atenderam, mas outros virão na sequência", disse a presidente.
O balanço também apontou a inclusão de 1,3 milhão de crianças e adolescentes entre os beneficiários, como a presidente já havia anunciado no mês passado. Isso porque aumentou de três para cinco beneficiários por família para filhos de até 15 anos.
Em uma outra meta do programa, o governo anunciou que 37 mil famílias do campo passaram a receber assistência técnica sobre como produzir melhor. Além disso, 375 toneladas de sementes foram disponibilizadas.
Às críticas que essa era uma das metas que pouco avançou, o ministro Afonso Florence Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) explicou que as sementes são distribuídas de acordo com a época do ano.
"De acordo com o calendário agrícola, as famílias gradativamente vão receber [as mudas]."

Postar um comentário

0 Comentários