Motos serão proibidas em janeiro na marginal Pinheiros


Folha de S.Paulo

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu proibir a circulação de motos na pista expressa da marginal Pinheiros a partir de 2012. A medida (em vigor na marginal Tietê há mais de umano) está prevista para a 2ª quinzena de janeiro.
A marginal Pinheiros recebe 2.500 motos por hora no rush. Entre 2005 e 2010, houve alta de 61% nos acidentes de motos com mortos ou feridos.
Mais da metade ocorre na pista expressa, onde se permite velocidade de 90 km/h.
O diretor de Planejamento e Educação da CET, Irineu Gnecco Filho, afirma que haverá "redução do potencial de risco" porque, na pista local, as motos andam mais devagar (limite de 70 km/h) e conflitam menos com caminhões. Ele diz que a decisão foi tomada devido ao resultado na Tietê --onde os acidentes com motos caíram 24% em 2010.
Ressalvas
Especialistas reconhecem que a restrição tende a reduzir a gravidade das ocorrências, mas fazem ressalvas.
"Não é a retirada das motos da pista expressa que dá mais segurança, mas sim a diminuição da velocidade. Bastaria reduzir a velocidade para 70 km/h na expressa. Iria melhorar a segurança", diz Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP.
Ele teme a concentração das motos na pista local em razão da constante mudança de faixa entre os veículos. Também reconhece a possibilidade de parte migrar para percursos alternativos.
Assim como na Tietê, a restrição será válida só nos trechos onde existe separação das pistas expressa e local. A multa é de R$ 85,12.

Postar um comentário

0 Comentários