Protógenes deve pedir hoje CPI sobre privatizações



FABIO SERAPIÃO
O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B) afirmou que deve protocolar hoje o requerimento para instalação da “CPI da Privataria” na Câmara dos Deputados. Baseado nas denúncias contidas no livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., o pedido de abertura da comissão, após protocolado, deve aguardar a decisão do presidente da Casa, Marco Maia (PT), que pode deferi-lo ou não.
Segundo Queiroz, o próprio Maia garantiu que, com as assinaturas necessárias, a CPI seria aberta – o número mínimo para abertura é 171 entre os 513 deputados, mas o comunista diz ter angariado mais de 200 nomes. Tucanos, porém, afirmam que a tendência é que o pedido seja arquivado por questões técnicas em 2012.
“A espinha dorsal da CPI é saber se as informações do jornalista Amaury Jr. e os documentos que ele apresenta são verdadeiros. A partir daí, a CPI terá um segundo momento, que é aprofundar as possíveis relações de irregularidades envolvendo os fatos noticiados”, explicou o ex-delegado da Polícia Federal, para quem uma das novidades do livro é mostrar a “aquisição patrimonial do grupo (apontado como envolvido em irregularidades)”.
Entre os nomes citados na publicação, estão familiares e pessoas próximas ao ex-governador José Serra; o banqueiro Daniel Dantas – já investigado por Protógenes na Operação Satiagraha –; o ex-diretor do Banco do Brasil, Ricardo Sérgio de Oliveira e doleiros.
Atualmente, sete requerimentos de CPI tramitam na Casa, mas não existe a necessidade de se seguir uma ordem cronológica de oficialização para a instalação.
Tucano critica
Ao classificar a CPI de “factóide sem sustentação regimental”, o líder da bancada tucana na Câmara, Duarte Nogueira (PSDB), disse ter “certeza absoluta” que o presidente da Casa irá indeferir o pedido de apuração.
“O livro foi feito para servir como instrumento da luta política no momento em que o PT está atolado em denúncias de corrupção”, diz o tucano, ao afirmar que se tivesse ocorrido algum erro nas privatizações no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o PT já teria investigado.Questionada, a presidência da Casa informou que só se manifestará após a CPI ser protocolada.

Postar um comentário

0 Comentários