Litoral lidera em taxa de homicídios em SP


Para delegado-geral da Polícia Civil, mortes são influenciadas pela ocupação desordenada na área à beira-mar

Região tem 3 entre as 10 cidades mais violentas do Estado; Caraguatatuba encabeça rankingANDRÉ CARAMANTE
EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
O litoral é a região com a maior taxa de casos de homicídios dolosos (intencionais) do Estado de São Paulo.
Na lista das dez cidades mais violentas do Estado, três ficam lá. Caraguatatuba, no litoral norte, lidera o ranking.
Enquanto o Estado de São Paulo atingiu em 2011 sua menor taxa histórica de homicídios, com 10,05 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, considerando os dados oficiais do governo, o índice no litoral foi de 14,61.
Foram 277 homicídios nas 15 cidades do litoral em 2011, dois a mais que em 2010.
Santos, maior cidade à beira-mar, conseguiu derrubar o número de assassinatos em 27,8% -de 36 casos em 2010 para 26 no ano passado.
Caraguatatuba puxou o índice do litoral para cima, com aumento de 30,3% -43 homicídios em 2011 contra 33 em 2010-, o que levou a cidade ao topo do ranking.
Também houve alta em Ubatuba, que passou de 18 para 21 assassinatos, e principalmente Itanhaém, de 12 para 21 homicídios.
Para o delegado-geral da Polícia Civil paulista, Marcos Carneiro Lima, a violência no litoral é influenciada pela ocupação desordenada de grandes áreas na região.
"Existem muitos bolsões de pobreza no litoral. E a violência só reduz quando o cidadão vê essa sua realidade transformada para melhor."
"O Estado precisa investir em saúde, educação e outros fatores sociais. É preciso deixar claro que pobreza não justifica crime, mas ela o explica", disse o chefe da polícia.
MAIS 600 POLICIAIS
O comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, disse que o litoral teve o reforço de 600 PMs em 2011 e que, a partir da análise dos dados da violência em 2012, a polícia intensificará suas ações naquela região.
"É para isso que a PM trabalha com inteligência. Para levar policiamento onde a população mais precisa. E isso vale para todas as regiões."
CAPITAL
A capital foi responsável pela maior queda de homicídios, considerado o principal indicador de violência. Em 2010, foram 1.196 casos na cidade. Em 2011, 1.023.
No interior, houve pequena queda, de 1.820 casos para 1.818. Já a Grande São Paulo teve alta, de 1.030 para 1.071 assassinatos.
Stênio Pierrotti, vice-presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba e integrante do Conseg (conselho de segurança) da cidade, disse que a chegada de turistas é a principal responsável pela criminalidade na cidade.
"Quando tem excesso de gente acaba tendo excesso de crimes também", afirmou.
DINÂMICA URBANA
Para o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, é preciso entender a dinâmica urbana para saber por que a violência é maior no litoral paulista.
"Essa violência no litoral se resolve com gerenciamento policial, não somente quando há turistas. Os dados mostram que as mortes são entre residentes", disse.

Postar um comentário

0 Comentários