Acidentes com mortes crescem 29% em SP




GIO MENDES
O número de mortes em acidentes de trânsito na capital paulista cresceu 29% no mês passado em relação a janeiro do ano anterior. O dado faz parte da estatística divulgada ontem pela Secretaria da Segurança Pública. O levantamento também mostra que os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) dobraram na cidade no mesmo período. Roubo e furto de veículos também registraram aumento no começo de 2012.
Mesmo com a intensificação das blitze da Lei Seca no início do ano realizadas em conjunto pelas polícias Civil e Militar para flagrar motoristas que dirigem alcoolizados e ao mesmo tempo coibir outros crimes de trânsito, 62 pessoas morreram em acidentes. Em janeiro de 2011 foram 48 mortes.
Em dezembro, a Secretaria da Segurança Pública informou que as estatísticas mensais iriam incluir a partir deste ano os casos de homicídios dolosos (com intenção de matar) ocorridos em acidentes de trânsito. Mas o levantamento divulgado ontem só relaciona os casos como homicídios culposos (sem intenção).
As polícias Civil e Militar não souberam informar quantas mortes foram provocadas por motoristas bêbados ou que dirigiam em alta velocidade, fatores levados em consideração por delegados para autuar um motorista em flagrante por homicídio doloso.
O delegado José Sampaio Lopes Filho, titular da 2ª Delegacia de Crimes de Trânsito (DCT), acredita que a maioria das mortes não é causada por motoristas sob efeito de álcool. “Muitos casos de mortes ocorrem por atropelamentos ou em colisões onde um dos motoristas avançou o sinal de maneira negligente”, observou o delegado. Segundo Lopes Filho, a DCT investiga mortes de trânsito cujo autoria é desconhecida.
De acordo com a estatística da Secretaria da Segurança Pública, oito pessoas foram assassinadas durante assaltos no mês passado, o dobro de mortes registradas em janeiro de 2011.
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima, disse que desde o mês passado as delegacias de bairro estão concentradas na investigação de casos de roubos de residências, de estabelecimentos comerciais e de carros. “São durante esses roubos que acontecem os latrocínios”, afirmou Carneiro. O delegado-geral orienta que as vítimas nunca reajam a assaltos.
Os casos de roubos e furtos de veículos subiram de 6.108, em janeiro de 2011, para 6.738, no mês passado, um aumento de 10,31%. Carneiro voltou a dizer que o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) está intensificando o combate ao roubo de veículos com a descoberta de desmanches no interior. “As delegacias de bairro tentam prender os receptadores de forma pulverizada. Mas a atuação do Deic nos desmanches já está identificando algumas quadrilhas”, disse Carneiro. Ele lembrou que o Deic prendeu nove pessoas em um desmanche na cidade de Piracicaba em dezembro, com caminhões roubados na capital paulista.
O número de homicídios caiu 6,67% no mês passado, com 84 casos. Em janeiro de 2011 foram registrados 90 casos. Segundo a Secretaria da Segurança, a capital teve o menor número de assassinatos durante o mês de janeiro dos últimos 11 anos.
Em 2001, o mês teve 467 mortes. Os casos de roubo de carga caíram 23%, de 442 para 339. O número de roubos a banco também baixou. Foram sete casos em 2012, contra 11 registrados em janeiro do ano passado

Postar um comentário

0 Comentários