Pacientes se queixam de macas em corredores do HC


Pacientes ficam em macas no Hospital das Clínicas

Paula Felix

do Agora
Pacientes reclamam da superlotação do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas, em Cerqueira César (região central de São Paulo).
Com isso, muitos afirmam ficar mais de um dia em macas nos corredores da unidade e em poltronas, à espera de um leito para internação.
Ontem, a reportagem esteve no hospital e, entre o final da manhã e o início da tarde, encontrou cerca de 30 macas com pacientes nos corredores.
Além disso, havia outros 12 pacientes em poltronas. Outra queixa é o fato de crianças, adultos, vítimas de acidentes e outros pacientes estarem lado a lado.
"Meu irmão está recebendo atendimento, mas não em condições humanas. Ele ficou esperando em um corredor", conta a dona de casa Rosana Spessato, 32 anos, que, desde sexta-feira acompanha o gráfico Claudemir Palmeira, 45 anos, no pronto-socorro.
Resposta
O Hospital das Clínicas enviou uma nota à reportagem. Leia a íntegra: "O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP esclarece que registrou nos últimos dias, em razão do feriado de Carnaval, um aumento de aproximadamente 30% em sua demanda de pronto-socorro, com muitos casos de acidentes e outras ocorrências.
Nenhum paciente fica sem atendimento no PS do HC. No entanto, assim como ocorre em qualquer hospital, público ou privado, o HC prioriza os casos mais graves e urgentes, de pacientes com risco iminente de morte.
Em relação ao paciente Claudemir Palmeira, o HC informa que ele deu entrada no PS no dia 24, às 13h42, e foi prontamente atendido por um clínico geral e por um neurologista. O paciente já realizou os exames laboratoriais necessários, como tomografia e ressonância magnética, além de exame de líquor.
Todos os procedimentos clínicos necessários para o caso foram realizados. Os resultados dos exames irão indicar o tratamento especializado mais adequado para o paciente.
Em relação à paciente Marlene da Silva, o HC esclarece que ela já foi transferida para um leito, onde segue em tratamento. Desde que deu entrada no hospital, no dia 25, a paciente já foi submetida a uma série de exames, tendo sido avaliada pela equipe da urologia e pela equipe de transplante renal.
É preciso deixar claro que os pacientes que chegam ao PS recebem o primeiro atendimento em até 30 minutos. Os pacientes que chegam com risco de morrer são atendidos imediatamente, sem espera.
O Hospital das Clínicas da FMUSP é um centro de excelência no atendimento de emergência, e, por isso, recebe pacientes, muitos deles por demanda espontânea, vindos de todas as regiões da cidade, do Estado e do país. Todos, sem exceção, recebem atendimento. Por dia, são atendidas cerca de 500 pessoas.
As reformas estão sendo realizadas para melhorar o fluxo de atendimento aos pacientes".

Postar um comentário

0 Comentários