Aeroporto alavancará o desenvolvimento regional



Lideranças acreditam que até vocação econômica da cidade pode mudar

Jornal Cruzeiro do Sul
José Antonio Rosa
joseantonio.rosa@jcruzeiro.com.br

O anúncio da construção do aeroporto comercial de Ibiúna noticiado ontem pelo Cruzeiro do Sul abre a perspectiva de um novo eixo de desenvolvimento no interior do Estado. Desde que orientado por ações focadas na sustentabilidade, no planejamento e no respeito ambiental, entre outras, o projeto tem tudo para alavancar economicamente a região e projetá-la como uma das mais viáveis do país. Essa é a opinião de lideranças ouvidas pela reportagem sobre o empreendimento. 

Para começar, o futuro aeroporto deverá, simplesmente, mudar a própria vocação econômica da cidade onde será implantado. Ibiúna é um importante celeiro agrícola, mas deverá, a médio prazo, se destacar, também, como polo industrial. É o que prevê o vice-diretor da regional do Centro das Indústrias no Estado de São Paulo (Ciesp), Erly de Syllos, que destacou a visão estratégica do grupo de investidores. 

Para o dirigente, construir um aeroporto ao lado de outros equipamentos como a rodoviária e o porto seco, indica que a ação foi minuciosamente pensada. "Isso deverá facilitar a atração de investimentos, já que as empresas procuram se instalar onde existam condições favoráveis e infraestrutura. Eu não tenho dúvidas de que o Ciesp somará numa frente de apoio e já se considera parceiro nessa empreitada."

Syllos lembrou, ainda, que a instalação resolve o antigo gargalo da saturação dos aeroportos que hoje operam no país. "Não é de hoje que discutimos o assunto; Congonhas, Guarulhos, e Viracopos trabalham acima do limite. Uma alternativa como a que Ibiúna deverá oferecer desafogará o movimento e ajudará muito o transporte de passageiros. Resolverá, ao menos, parte do caos que hoje vivemos." O vice-diretor do Ciesp lembrou, ainda, que o empreendimento é importante enquanto fator de desenvolvimento regional.

É isso, também, o que pensa o prefeito Vitor Lippi (PSDB). Em nota, ele se declarou satisfeito com a notícia. "Não adianta que apenas Sorocaba possa assegurar seu crescimento; é imprescindível que as cidades vizinhas tenham as mesmas oportunidades", destacou. Por sua assessoria, o deputado Hamilton Pereira (PT), disse que o fato é "alvissareiro." "Só precisamos ficar atentos porque Ibiúna abriga importantes áreas de preservação ambiental. Parte de seu território está dentro da APA de Itupararanga, cujos recursos hídricos da represa abastecem Sorocaba entre outros municípios.
 
Outra parte de Ibiúna está no Parque de Juruparará, que estamos trabalhando para transformar em um Mosaico de Unidades de Conservação, assim como foi feito com o Parque de Jacupiranga e a Estação Ecológica Jureia-Itatins. Pretendo acompanhar de perto esse caso, já requisitando informações junto aos órgãos públicos responsáveis pela liberação desse tipo de empreendimento. Não podemos perder de vista a necessidade de o desenvolvimento se dar com sustentabilidade."

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) lembrou que o futuro aeroporto garantirá um "desenvolvimento equânime" à região. "Teremos, lá, mais geração de empregos, mais indústrias e, principalmente, uma opção para quem recorre a outros centros em busca de oportunidades. Ibiúna tem muitas demandas e se socorre de Sorocaba para atendê-las. Até por isso, é muito bom saber que teremos esse equipamento. Tudo isso somado à duplicação da SP 264, recentemente anunciada pelo governo, deverá ajudar bastante."

Carlos Cézar (PSB), lembrou que, quando vereador, promoveu, na Câmara, uma audiência pública para tratar da ampliação do aeroporto local. "Tínhamos, naquela ocasião, um outro cenário; o governo federal sinalizava com a possibilidade de construir um novo equipamento nos arredores de São Paulo e, entendemos, que Sorocaba seria uma opção. O debate foi muito produtivo e contou com a adesão de representantes de vários segmentos." "Até por isso, continua o deputado, a notícia de que Ibiúna deverá ter um aeroporto só pode contar com o nosso apoio. Estaremos atentos, agora na Assembleia Legislativa, para acompanhar essa ação", concluiu.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Ademilson Terto da Silva, lembrou que o empreendimento, somado à vinda da Toyota e de suas sistemistas, tem tudo para colocar Sorocaba entre os principais polos desenvolvimentistas do país. "Não foi por acaso que indústrias de porte escolheram a região para aqui se instalarem, o mesmo se aplicando ao Parque Tecnológico que deverá agregar muito."

Postar um comentário

0 Comentários