Familiares lutam por notícias de pacientes

Pessoas esperam por horas notícias de quem está internado na emergência do Hospital Regional


Sem ter informações do quadro clínico da mãe que sofreu um aneurisma cerebral, a ajudante geral, Cláudia Aparecida Soares do Vale, 40 anos, entrou em desespero após esperar oito horas nesta quinta-feira (29) e tentou invadir o setor de emergência do Hospital Regional. Ela foi impedida por funcionários e continuou agoniada por notícias. “Os vigilantes afirmam que tem apenas um médico neurologista para atender. Disseram com essas palavras: ‘os médicos passam o cartão e voltam para casa’”, desabafou. 

Procurada pela reportagem, a Secretaria do Estado de Saúde não informou quantos profissionais, entre médicos e enfermeiros, estão atendendo o setor e como está sendo controlado a entrada destes. Assessores de imprensa alegam que não tiveram tempo para apurar a informação.

Outra filha que estava em busca de notícias da mãe, que caiu dentro de casa, era a desempregada Marenilce Palma, 43. “Estou há duas horas sem saber o que ocorreu com ela. Na hora do tombo, ela começou sangrar pela boca. Os familiares precisam estar a par do que está ocorrendo lá dentro”, criticou.
Internação/A senhora Valdeci Soares do Vale, 67, mãe de Cláudia, teve fortes dores de cabeça na tarde de quarta-feira. Foi levada pela família para a Santa Casa de Misericórdia, onde foi diagnosticado o aneurisma cerebral. 

A paciente foi encaminhada ao Regional. Depois de oito horas internada, Valdeci estava deitada em uma das macas na entrada da emergência, onde  chegam pacientes trazidos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).“Os funcionários me contaram que não tem equipamentos para exames e também para a cirurgia. Queria levava para outro lugar, até mesmo para outra cidade, mas não deixam eu tirar minha mãe daqui”, afirma a filha.

Já a aposentada Tereza Góes, 70, havia levado um tombo dentro de casa na manhã de ontem. A filha Marenilce se assustou ao ver a mãe sangrando pela boca e a levou para o Regional. “Deveria ter levado para outro hospital. Ela tem 70 anos precisa de alguém do lado. Não sei como ela está, se perfurou algum orgão. Estou apreensiva”, revelou.
Esclarecimento/ A Secretaria do Estado da Saúde, responsável pelo CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), esclarece que a paciente Valdeci deu entrada na unidade de emergência com um aneurisma às 3h22. “O estado da paciente é estável e ela está sob cuidados da equipe de Neurologia na ala de Politrauma, aguardando um leito de internação”, diz a nota. 

Apenas após o contato da reportagem com a Secretaria, os familiares foram informados quais serão os procedimentos e que não haverá cirurgia.


Postar um comentário

0 Comentários