Qualidade de Itupararanga reflete positivamente no rio


A vida saudável do rio Sorocaba também pode ser apreciada no perímetro urbano de Votorantim - Por: Pedro Negrão

Jornal Cruzeiro do Sul




Giuliano Bonamim 
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br 

As análises da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) comprovam que a água da represa de Itupararanga é considerada boa. O cálculo é baseado no IAP, um índice usado para indicar as condições de qualidade das águas para fins de abastecimento público. Na prática, esses dados refletem positivamente na vida do rio Sorocaba.

Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita por estudantes de Biologia da Universidade Paulista (Unip). O trabalho já identificou a existência de 35 espécies de peixes no trecho urbano do município, que corresponde a aproximadamente 12 quilômetros do curso da água.

Os peixes migratórios identificados pelos pesquisadores são as tubaranas, os canivetes, piaus e duas espécies de curimbatás. "A existência dessas espécies é um indicador da qualidade do rio", diz o biólogo Welber Smith, coordenador da pesquisa na Unip e integrante da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Sorocaba.

O resultado parcial dessa pesquisa já revela um dado importante para o rio Sorocaba. De acordo com Smith, a variedade de espécies mostra que não há a necessidade imediata de repovoar o curso d"água no trecho urbano da cidade. A estimativa do biólogo é de haver cerca de 50 espécies de peixes.

A vida no rio Sorocaba também é vista no perímetro urbano de Votorantim. Segundo o diretor do Departamento de Obras e Manutenção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Votorantim, Pedro Luiz Judice Moreira, tem sido comum encontrar nas margens alguns répteis e exemplares de aves. "Isso mostra a qualidade da água", diz.  

Postar um comentário

0 Comentários