Faltam professores em 1 a cada 3 escolas estaduais


Folha de S.Paulo

Dois meses após o início do ano letivo, uma a cada três escolas estaduais da capital não havia encontrado professores para todas as suas aulas, segundo levantamento da reportagem.
Dos 1.072 colégios estaduais da capital, 343 estavam convocando professores na primeira semana deste mês. Em média, estas unidades convocavam profissionais para duas matérias. Faltam professores, principalmente, de arte, geografia, sociologia e matemática.
A Secretaria de Estado da Educação diz que os dados não refletem a "realidade" e afirma que a estimativa é que faltem 0,6% dos professores no Estado.
E que essa "variação ocorre diariamente" devido a questões como falecimentos, aposentadorias, exonerações e afastamentos temporários.
Na escola Gavião Peixoto (zona norte), alunos afirmaram que só tiveram duas aulas de geografia até agora. Outros, nenhuma de artes.
Alunos disseram também que, algumas vezes, o professor substituto só ouve funk com os alunos na sala.
Na rede estadual, há vagas para professor mesmo após a Secretaria liberar a convocação de professores reprovados em exame do Estado e de docentes que nem fizerem a prova. A pasta não informou o contingente.
Também foram chamados para lecionar universitários de licenciatura. Faltam professores em 14% dos colégios municipais.
No Estado, são 32%. A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) implementou plano de reajuste de 42% no salário base, até o final de seu mandato.
Resposta
A Secretaria da Educação afirmou que o levantamento sobre falta de professores é "enganoso".
De qualquer forma, para aprimorar a rede, disse a pasta, será aberto novo concurso público no próximo semestre.
O Estado ressaltou que possui 217 mil professores. Assim, disse, é normal que haja movimentação de professores, "o que inviabiliza usar para divulgação" o número de aulas livres ou em substituição.
A gestão Alckmin apresentou uma estimativa de que precisaria aumentar o magistério em todo o Estado em 0,6%.
Sobre a escola Gavião Peixoto, a pasta disse que a aula de geografia está atribuída, mas há faltas pontuais do docente.
Para a de artes, houve novo chamado. E haverá apuração o funk na sala.

Postar um comentário

0 Comentários