Expedição colhe amostra de água e inspeciona margens de represa


Barco de pesquisadores percorre a represa de Itupararanga Por: Fábio Rogério


Jornal Cruzeiro do Sul
Um grupo multidisciplinar composto por dez pesquisadores iniciou na manhã de ontem uma expedição em dois barcos pela represa Itupararanga. Essa ação será direcionada à coleta de informações sobre as condições em que se encontram as águas e as margens do grande corpo d"água, que possui extensão de mais de 900 quilômetros quadrados. A expedição, coordenada pela Associação Vuturaty Ambiental (AVA), Caturro Navegantes, Universidade de Sorocaba (Uniso), Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), será realizada em etapas e deverá ser finalizada no final de junho, quando um relatório será apresentado à população e aos prefeitos das cidades de Votorantim, Alumínio, Mairinque, São Roque, Ibiúna, Piedade, Vargem Grande Paulista e Cotia, que formam o território ocupado pela represa.

Por volta das 9h de ontem, o grupo de pesquisadores começou sua navegação pela represa, que durou cerca de três horas. Eles foram até os principais braços de Itupararanga, localizados em cidades como Ibiúna, Mairinque e Piedade, para poder coletar a água do local e analisar sua qualidade. Segundo Nobel Penteado de Freitas, que é coordenador do curso de Gestão Ambiental da Uniso, integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e Médio Tietê e um dos pesquisadores da expedição, por meio dessa coleta será possível identificar se a água passou por alterações que podem comprometer sua qualidade. 

O secretário do Meio Ambiente de Votorantim, Elzo Savella, estava entre os integrantes da equipe da expedição e destaca que os principais problemas enfrentados em Itupararanga são a ocupação imobiliária, próxima às margens da represa; a agricultura, que algumas vezes chega a avançar para áreas de preservação permanente; o despejo de esgoto, em que o tratamento às vezes não é completo; e o desmatamento. De acordo com ele, a Prefeitura de Votorantim vem combatendo essas irregularidades com fiscalização constante no território da represa que compreende à cidade. "Temos feito fiscalização, para que não surjam novos impactos que venham degradar a represa e a qualidade de suas águas", complementa. 

No dia 16 de junho, os participantes irão percorrer por terra diversos pontos que margeiam a bacia hidrográfica de Itupararanga, registrando situações típicas nos seus principais contribuintes e nascentes. O projeto deverá ser finalizado no dia 20 de junho, quando os dez integrantes da expedição visitarão os prefeitos das cidades que compõem a represa de Itupararanga, para divulgar o relatório final e torná-lo público. (André Moraes)

Postar um comentário

0 Comentários