Diretores movimentaram 785 contas da Delta desde 1991


Por Alana Rizzo e Fábio Fabrini | Agência Estado 


A enorme quantidade de procurações se justifica devido à exigência dos governos federal, estaduais e municipais de que cada obra contratada tenha uma conta específica. E sinaliza que a CPI terá dificuldade para analisar a imensa teia de movimentações financeiras. A comissão quebrou o sigilo bancário dos diretores e da própria Delta. O da matriz foi afastado em 29 de maio, mas, por ora, a maioria das instituições não remeteu as informações.
Criticado na comissão por apresentar dados incompletos, o Banco BMG entregou nesta sexta aos parlamentares mais documentos, aos quais o Grupo Estado teve acesso. A empreiteira mantinha duas contas na instituição, abertas no Rio de Janeiro. Elas, no entanto, eram usadas para recebimento de créditos e transferências a contas da própria empresa.
Entre 6 de fevereiro de 2004 e 18 de abril deste ano, a Delta repassou, em mais de 100 operações eletrônicas, cerca de R$ 300 milhões do BMG às suas contas em oito outras instituições. Procurado pela reportagem, o banco, em nota, sustentou que não faz recebimentos nem pagamentos em espécie e que, no caso da empreiteira, não houve repasses a terceiros. "O BMG jamais se recusou a prestar qualquer tipo de informação que lhe tenha sido solicitada por autoridade competente", acrescentou.

Postar um comentário

0 Comentários