Criminalidade aumenta no 1º semestre



Houve crescimento em todos os tipos de crimes no comparativo com o mesmo período do ano passado

 Jornal Cruzeiro do Sul

Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br


Os índices de criminalidade cresceram em Sorocaba no primeiro semestre e o aumento no número de ocorrências foi registrado em todos os tipos de crimes, no comparativo ao mesmo período do ano passado. Os casos de estupro e tentativa de homicídio foram os que mais subiram, seguidos das ocorrências de furtos e roubos de veículos. Até mesmo crimes que não ocorreram em 2011, passaram a fazer parte das estatísticas locais da criminalidade, como os roubos a banco. 

De acordo com o balanço divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, de janeiro a junho deste ano foram registrados 118 estupros em Sorocaba. O número é 38,8% maior que o mesmo período de 2011, quando houve a ocorrência de 85 casos. As tentativas de homicídio também cresceram 30,2%. Somente neste primeiro semestre foram 56 casos, contra 43 no ano passado. Os homicídios dolosos (quando existe a intenção de matar) efetivados também cresceram (16,6%). Foram 28 ocorrências neste ano, que resultaram em 29 vítimas. Esse número inclui também os casos de morte provocadas por acidente de trânsito, embora a estatística divulgada pelo Estado não discrimina qual o montante relativo a cada tipo de ocorrência. Já em relação ao homicídio culposo (sem intenção de matar), o trânsito de Sorocaba fez 27 fatais vítimas neste ano.

Outro aumento preocupante nas estatísticas da criminalidade foi em relação aos roubos e furtos de veículos que subiram 26,7% no semestre. Entre janeiro e junho, 1.532 veículos foram levados por bandidos nas ruas de Sorocaba. O que corresponde a uma média de 8,4 carros por dia. No mesmo período de 2011, foram 1.209 carros furtados e roubados, com uma média de 6,6 ocorrências a cada dia. Os furtos (quando o crime ocorre sem a presença da vítima) correspondem a mais de 82% dos casos, com total de 1.270 somente neste ano.Quando somadas a outras modalidades de furtos, esse tipo de crime corresponde a mais da metade (52,3%) de todas as ocorrências registradas em Sorocaba no primeiro semestre, que somaram 9.588 registros policiais.

O tráfico de drogas também fez crescer o número de notificações neste ano em relação a 2011. Foram 458 ocorrências no semestre, contra 391 (17,1%).
 
Em um ano 
O avanço da criminalidade em Sorocaba é confirmado também no comparativo de ano a ano. No mês de junho, dos 16 tipos de crimes relatados nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, em 13 deles houve aumento de casos registrados quando comparado com junho de 2011. 

Os furtos e roubos de veículos foram os que mais cresceram em números reais. Em um ano, esse tipo de ocorrência aumentou em 27%, passando de 173 para 221 casos, o que corresponde a 48 veículos a mais no mês.

Outros crimes com altas significativas nas estatísticas de junho deste ano, comparado a junho de 2011 foram: estupro (30%), roubos (20,8%), tráfico de entorpecentes (14,2%), lesão corporal dolosa (13,5%) e lesão corporal dolosa por acidente de trânsito (7,8%).

Postar um comentário

0 Comentários