Homicídios, roubos de veículos e tráfico crescem na região de Ribeirão Preto



Folha de São Paulo

A violência na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) cresceu no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior, consideradas as modalidades de crimes como homicídio doloso, roubo de veículos, tentativa de homicídio, tráfico e estupro.
O furto de veículo, crime que teve a maior alta em 2011 na comparação com 2010, apresentou uma pequena queda.
No semestre, porém, o roubo de veículos cresceu 35,9% nos 93 municípios do Deinter-3 (regional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior). Foi o tipo de delito que mais aumentou no período, passando de 515 registros nos seis primeiros meses de 2011 para 700, em 2012.
A principal diferença entre furto e roubo é que, no segundo caso, a ação dos criminosos envolve uso de violência ou grave ameaça à vítima.
Os dados, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram divulgados ontem.
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
Os homicídios dolosos --aqueles em que existe a intenção de matar--, ficaram em segundo lugar no ranking dos crimes com maior alta --32%. Em números absolutos, 136 pessoas foram assassinadas, ante 103 em 2011.
Só em Ribeirão o número de homicídios cresceu 86,6%. Foram 28 casos em 2012, enquanto o primeiro semestre do ano passado teve 15.
Franca também teve aumento no total de assassinatos. De quatro registrados em 2011 no primeiro semestre, o total chegou a sete nos seis primeiros meses deste ano.
São Carlos e Araraquara, por sua vez, viram os crimes de morte cair. Foram nove na primeira (ante 11 do ano passado) e oito, em Araraquara --que teve nove mortes no ano passado.
Procurado no início da noite de ontem para comentar os números da violência na região, o delegado seccional de Ribeirão, Adolfo Domingos da Silva Junior, afirmou que teria de analisar os dados com mais tempo e não quis comentar o assunto.
Na hora em que a Folha entrou em contato com o delegado, ele disse que trabalhava no caso de dois corpos encontrados ontem à tarde em um canavial da região.
TRÁFICO E ESTUPRO
Os registros de tráfico de drogas também aumentaram na região no semestre --15,7%. Ao todo, foram 2.595 casos só neste ano.
Os estupros chegaram ao total de 512 nas cidades do Deinter-3, um crescimento de 13,8%. O furto é o crime mais comum na região, com cerca de 24,2 mil ocorrências.
LATROCÍNIO
A região de Ribeirão Preto teve nove latrocínios (roubos seguido de mortes) no primeiro semestre deste ano, ante os 19 registrados em igual período de 2011, de acordo com os dados divulgados pelo governo do Estado.
No mesmo período, o total de furtos de veículos também recuou (1,29%). Foram 3.253 casos, ou 42 a menos que no ano passado.

Postar um comentário

0 Comentários