Obras estaduais antienchente estão paradas ou atrasadas


Folha de S.Paulo

Obras de contenção de enchentes na Grande SP anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em março de 2011 estão paradas ou atrasadas, a pouco mais de três meses do início da temporada de chuvas.
Há problemas com a construção de três piscinões, quatro diques perto de pontes do Tietê e o desassoreamento do rio e de córregos.
Parte das obras está com problemas porque o dinheiro previsto no Orçamento acabou --caso da limpeza do Tietê-- e outra parte por causa de falhas na execução.
No caso dos diques, a previsão era que ficassem prontos até dezembro de 2011, mas só um está sendo feito, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica.
Mesmo que todos os diques começassem a ser construídos hoje, a operação deles só seria possível em, no mínimo, um ano. Ou seja, para chuvas de 2013/ 2014.
Outro conjunto de obras tido como fundamental por especialistas é a construção de piscinões. Mas nada será inaugurado este ano.
O piscinão Olaria, em Campo Limpo (zona sul), deveria ter sido entregue em novembro de 2011, mas a fragilidade do solo na área atrasou a execução. Outros reservatórios anunciados, o Guamiranga e o Jaboticabal, que represariam as águas vindas do ABC, não saíram do papel.
As máquinas que limpam o leito do Tietê pararam ontem. Por falta de pagamento, a limpeza de grandes córregos que deságuam no Tietê também não está sendo realizada no ritmo adequado.
A questão não é a falta de dinheiro, mas o esgotamento da verba que havia sido colocada pelo Estado no Orçamento --para especialistas, ela foi subdimensionada.
Para moradores de áreas tradicionalmente alagadas, o atraso preocupa.
Resposta
O governo nega que o ritmo de desassoreamento do Tietê esteja lento e diz que a "intensificação dos trabalhos" no início do ano permite dizer que tudo está sob controle. Diz, ainda, que o volume de material retirado do rio superará o de 2011.
Afirma ainda que, embora o dinheiro previsto para este ano já tenha sido usada, o Orçamento será complementado.
Sobre as obras dos diques, o governo afirma que terminou as escavações de apenas um deles, na ponte da Vila Maria.
O governo admite atrasos nos piscinões Olaria, Guamiranga e Jaboticabal.

Postar um comentário

0 Comentários