10 europeus morreram em avalanche no Nepal; Brasileiro estava próximo ao local


Maioria dos que morreram eram de nacionalidade francesa, além de italianos, alemães e espanhóis


GO - Reuters
Uma avalanche atingiu alpinistas e seus acampamentos na oitava montanha mais alta do mundo no noroeste do Nepal neste domingo, tirando a vida de pelo menos 10 pessoas, segundo informou a agência Reuters citando fontes oficiais. Em entrevista ao programaFantástico, da Globo, um brasileiro que estava próximo ao local, na base da montanha, relatou o acidente.

O ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal, Ang Tshering Sherpa, disse que a maioria dos alpinistas mortos era de nacionalidade francesa e que os outros eram da Itália, Alemanha e Espanha. Em toda a montanha havia um total de 231 escaladores e guias, mas nem todos estavam no local da avalanche.

"Haviam sete franceses entre as vítimas. Pegamos a informação diretamente do acampamento base", disse o chefe da Associação francesa de guias de montanha, Denis Crabieres. Segundo ele, os resgates na montanha Manaslu foram interrompidas até a manhã, devido ao aumento dos riscos na operação. Em Madri, o ministro de relações exteriores disse que um dos mortos era espanhol, mas não divulgou a identidade da vítima.

O acidente aconteceu a 7 mil metros de altitude, dificultando o trabalho de resgate por terra. Helicópteros foram enviados à região remota para buscar os desaparecidos depois do acidente na madrugada, mas nuvens e fogo dificultaram o resgate, disse o inspetor da polícia Basant Mishra.

Postar um comentário

0 Comentários