As estranhas pesquisas eleitorais registradas em São Roque.


Jornal da Estância

O senhor Roberto Lima postou no face book que a pesquisa da empresa Data Eco pretensamente contratada pela prefeitura de São Roque e divulgava os resultados da mesma. Ocorre que seria crime o governo municipal contratar uma empresa paga pelo erário público, e o que existe na verdade é que este empresa presta serviços para a campanha de Chula para prefeito e segundo dados divulgados no Tribunal Superior Eleitoral a Data Eco recebeu R$ 20 mil reais para fazer enquetes. Deste modo, com a enquete não tem método científico, e por isso, não houve registro desta pesquisa junto a justiça eleitoral.

Este senhor que apoiava Daniel da Padaria, portanto cometeu crime eleitoral ao divulgar uma enquete que se quer foi registrada na justiça eleitoral, além do mais não explicou como conseguiu informações sigilosas do comitê tucano. 

Depois deste episódio, foram registradas duas pesquisas eleitorais. A primeira com registro de 3 de setembro e previsão de divulgação em 8 de setembro. Esta pesquisa tinha o detalhamento correto do perfil do eleitorado de São Roque, conforme informações divulgadas pela justiça eleitoral e do censo 2010. Ainda dividida a cidade em 17 áreas, a saber:
1-) Bairro da Estação/ Vila Central
2-) Vila Aguiar/ Vila Santa Rita
3-) Vila Firmo França/ Vila Nino
4-) Vila Junqueira
5-) Esplanada Mendes de Moraes
6-) Jardim Carambéi/ Jardim Boa Vista
7-) Vila Comendador Inocêncio/ Centro
8-) Jardim das Flores/ Jardim Flórida
9-) Jardim Maria Trindade/ Jardim Santo Antonio
10-) Jardim Quintas dos Teixeiras
11-) Vila Nova São Roque/ Vila São Rafael
12-) Parque Aliança
13-) Jardim Vilaça/ Jardim Santa Maria
14-) Canguera
15-) São João Novo
16-) Jardim Mailasqui/ Vila Lombardi
17-) Zona Rural
Não sabemos o resultado da pesquisa, mas parece quem pagou não gostou do resultado, visto que no dia 9 de setembro mandou repetir a pesquisa, mas tomou o cuidado de mudar o plano de amostragem e não seguiu mais o perfil do eleitorado recomendado pelo TSE e dados do censo de 2010. Além disto, agora só há sete bairros pesquisados:
Bairro 1 – São João/ Mailasqui/ Vilaça.
Bairro 2 – Canguera/ Paisagem Colonial/Goianã.
Bairro 3 – Vila Nova São Roque .
Bairro 4 – Centro/ Vila Meny/ Junqueira.
Bairro 5 – Santa Izabel/ Estação.
Bairro 6 – Vila Aguiar/ Esplanada Mendes.
Bairro 7 –Vila Irene/ Boa Vista.
Além de tudo, o emissário de um candidato a prefeito procurou um jornal que se recusou a publicar esta pesquisa, temendo manchar a sua boa reputação na cidade.
Diante destes fatos a candidatura de Eliam Bianchi e Carlos Gomes já requereu cópia da pesquisa para analisar melhorar, verificar se a metodologia e se a aplicação da pesquisa foi correta e se não há indícios de crime eleitoral.

Postar um comentário

0 Comentários