Duplicação da SP-79 começa na segunda-feira, diz Alckmin



Rodovia terá duas pistas no trecho entre os quilômetros 47,5 e 70,7

 Jornal Cruzeiro do Sul

André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br


As obras de duplicação do trecho entre os quilômetros 47,5 ao 70,7 da rodovia Convenção Republicana Waldomiro Correa de Camargo (SP-79), que liga Sorocaba a Itu, serão iniciadas na segunda-feira, dia 1º de outubro. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve em Sorocaba na manhã de ontem para a inauguração da nova sede da fábrica de retroescavadeiras JCB. Alckmin ainda aproveitou a ocasião para anunciar que estará presente mais uma vez na cidade, para participar da cerimônia de início das obras na SP-79. A duplicação da rodovia, que contará com ciclovias ao longo de seu trajeto, deverá ser finalizada até março de 2014. 

A duplicação da SP-79 era bastante esperada pela população de Sorocaba e Itu, pois é bastante utilizada pelos motoristas que acessam as duas cidades, principalmente pelos moradores dos bairros do Éden e Cajuru, em Sorocaba, e Cidade Nova, em Itu, onde está instalado o Hospital Pirapitingui. Essas obras foram anunciadas no final de julho pelo governador, que esteve em Salto e Itu para fazer a homologação da licitação, que foi publicada no dia 31 de julho no Diário Oficial do Estado (DOE).

Como revelou Alckmin, a licitação das obras na SP-79 foi planejada em dois lotes de obras, como forma de acelerar o processo de implantação das melhorias. Portanto, um trecho de cerca de 7 km da rodovia - do km 70,7 ao 77,1 -, entre a região do Alto da Boa Vista e o bairro do Éden, já está recebendo melhorias, como a recuperação da massa asfáltica do local, que já era duplicado e encontra-se em fase de finalização. Já o outro lote prevê a duplicação de aproximadamente 23 km da SP-79, que se refere ao trecho onde as obras se iniciarão na próxima segunda-feira. 

As obras de melhorias na SP-79 são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). De acordo com o projeto, as rotatórias da rodovia, de acesso aos bairros, ganharão contornos mais definidos. Inconvenientes que colocam em risco a segurança, como as curvas onde ocorreram acidentes com vítimas fatais, nas imediações de indústrias (entre estas a Borcol), devem ser corrigidos. Melhor estruturada, a estrada permitirá a fluidez do tráfego e a redução do tempo de viagem entre as duas cidades. Ela terá, ainda, uma faixa para ciclistas (ciclovia), a exemplo do que deve acontecer com a SP-264 (ligação com Salto de Pirapora), tão logo os serviços nesta última comecem. Esse diferencial contou com o assessoramento técnico da Prefeitura de Sorocaba.

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