Intolerância política


Jornal de Estância

Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos-de-vista diferentes. Como uma construção social, isto está aberto à interpretação. Por exemplo, alguém pode definir intolerância como uma atitude expressa, negativa ou hostil, em relação às opiniões de outros, mesmo que nenhuma ação seja tomada para suprimir tais opiniões divergentes ou calar aqueles que as têm. Tolerância, por contraste, pode significar "discordar pacificamente". A emoção  é um fator primário que diferencia intolerância de discordância respeitosa

A intolerância pode estar baseada no preconceito, podendo levar à discriminação. Formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, homofobia,  intolerância  e intolerância política. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer idéias de qualquer pessoa.
É motivo de controvérsia a legitimidade de um governo em aplicar a força para impedir aquilo que ele considera como incitamento ao ódio. Em países, como Brasil, as pessoas podem ser processadas por tal atitude. Esta é uma questão sobre quanta intolerância deve aceitar e como ele decide o que constitui uma manifestação de intolerância.
O fator mais lamentável quando se fala em intolerância, é quando através da truculência, pessoas ou grupos tentam cercear a liberdade individual de expressão ou de imprensa.
Acontecimentos recentes na campanha eleitoral de nossa cidade mostraram a fragilidade e despreparo do grupo de um candidato a prefeito, que tentou impedir através da força e intimidação a distribuição de um jornal que publicou matéria sobre integrantes de seu grupo político.
Queremos aqui registrar que nosso jornal por diversos números manteve postura critica com relação a atual administração municipal e nunca sofremos qualquer tipo de repressão ou ameaça por parte do Sr. prefeito.
Tanto falam em mudança, mas a mudança passa primeiramente pela liberdade de expressão, e não é isso que demonstrou o referido grupo.
Enquanto prossegue o debate sobre o que fazer com a intolerância alheia, algo que freqüentemente ignora-se é como reconhecer e lidar com a nossa própria intolerância.

Postar um comentário

0 Comentários